Friedrich Froebel

Páginas: 4 (855 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
Depois que suas idéias reformularam a educação, descobriu-se que sua inspiração saiu do amor à criança e à natureza. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade.       Apóstrabalhar com Pestalozzi, em 1837, Froebel abriu o primeiro jardim de infância e passou a dedicar toda sua vida à fundação de jardins de infância, à formação de professores e à elaboração de métodos eequipamentos para as instalações. Os ideais de Froebel foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia.       Embora sobre a influência de Pestalozzi,Froebel foi totalmente independente e crítico, formalizando os seus próprios princípios educacionais.       Na sua obra A educação do homem (1826) ocorre a afirmação que:     
  "A educação é o processopelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e àsociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual ahumanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".     
  Cada objeto do Universo éparte de algo mais geral e também uma unidade e se for considerado em relação a si mesmo. A atividade produtiva exige a integração da memória, da percepção, do raciocínio, da vontade com os nervos,músculos e órgãos sensoriais.       Para Froebel, o indivíduo é no campo das relações humanas uma unidade, quando considerado em si mesmo, mas relacionando-se com um todo maior.  Froebel também defendeu odesenvolvimento genético, destacando a continuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases do crescimento.       Para ele, o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes fases: a infância, ameninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas igualmente importantes.       A infância é o período em que a criança deve ser protegida pelos pais, porque ela é dependente. As atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • FRIEDRICH FROEBEL
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!