Franchinsig Da prática a Teoria - resenha

843 palavras 4 páginas
FRANCHISING DA PRÁTICA À TEORIA

SCHNEIDER, Alexandre A.; TAIAR JÚNIOR, Álvaro; FARIA, Clarissa; BARROS, Daniela M.; FARAH, Eduardo E.; HSU, Eny; MARTITS, Luiz A.; PEDREIRA, Maria S.; DUARTE, Maurício. Franchising: da Teoria à Prática. São Paulo, Ed. Maltese, 1994. Nos oito capítulos que integram a obra, os autores abordam um tema moderno, atual e que representa enorme potencial econômico no País – a Franchising. A franchising é basicamente um sistema de distribuição de bens e serviços onde o franqueador cede ao franqueado o direito de trabalhar com seu nome, seu logotipo, sua marca e tecnologia, mediante o pagamento de taxas.
No capitulo 2 “ O Franqueado” os autores descrevem o que é o franqueador – aquele que adquire os direitos de operar utilizando a marca de outra empresa, seguindo o padrão de funcionamento preestabelecido por esta. Tornar-se um franqueador viabiliza a oportunidade de ter um negocio próprio com menores riscos do que iniciar um empreendimento da estaca zero. Elimina etapas à medida que pode trabalhar com uma marca já testada no mercado, de qualidade e aceitação comprovadas. O franqueador precisa conhecer detalhadamente as obrigações e direitos decorrentes do futuro negocio. Existem vantagens como de o franqueado não precisar ter conhecimento prévio de como administrar o negocio em questão; ter economia de escala obtida através da compra conjunta; maiores créditos, menores preços, maiores prazos de pagamento; não ter despesas com publicidade; ampla divulgação da marca. E também desvantagens como relação estreita entre franqueado e franqueador, pouca flexibilidade para iniciativas individuais; limitação com transferência do ponto; obrigação de adquirir estoque do próprio franqueador ou fornecedores indicados por ele; sujeito a falhas que poderão ocorrer dentro do sistema.
No capitulo 5 “ A Escolha do ponto” nos mostra como a escolha correta do local é de suma importância para viabilizar o sucesso da franquia. A decisão final na escolha

Relacionados

  • A internacionalização de plano de saude atraves de uma joint venture
    29316 palavras | 118 páginas