Foucault em 90 minutos de paul strathen

765 palavras 4 páginas
Paul Strathern retrata neste livro a Obra e Vida de Foucault de forma cronológica de tempo. Foucault nasceu em 15 de outubro de 1926, França. Sua Família era burguesa, sendo seu pai cirurgião e professor na faculdade de medicina local e dirigia sua clínica. Enquanto sua mãe, administrava as finanças do marido, ajudava a gerir a clinica e possuía personalidade um pouco ousada para aquela época, como citado no trecho: “guiava um automóvel”. Foucault ainda possuía duas irmãs, uma mais velha e a outra caçula e suas relações caracterizavam como normais.
Durante sua trajetória na escola, muitas vezes era ridicularizado pelos colegas, sendo muitas vezes recebia apelidos como polichinelo (figura corcunda do teatro francês).
Graças a insistência de sua mãe, Foucault foi transferido para a École Normale Supérieure - ENS em Paris. Assim, “o patinho feio acadêmico se transformaria num cisne”.
Para alguns colegas, Foucault era visto como louco e perigoso, tanto agravada pelo seu brilhantismo evidente. Ele foi ardorosamente agressivo na argumentação intelectual e não estava acima de recorrer à violência. Assim, seus colegas evitavam sua companhia e ele começou a desenvolver doenças psicossomáticas. O jovem estava se tornando maduro rapidamente, tanto nos estudos com no pessoal. Sua crescente segurança intelectual unia-se com o autoconhecimento intelectual. Aprendia a aceitar sua própria personalidade homossexual, e a violência de sua personalidade era acalmada por práticas sadomasoquistas.
Foucault sugere uma linha de uma composição musical por Barraqué, seu sado-parceiro e compositor: (a partir de Nietzsche) "Não devemos odiar-nos se estamos a nos amar ... Eu sou seu labirinto". Esta parceria terminou devido ao alcoolismo, brigas explosivas e finalizada com a mudança de Foucalt para Suécia.
Em sua História da Loucura, Foucault não pretende gravar um imagem nítida do passado, mas precisamente o oposto: a imagem clara do presente. (Ele descrevia sua história como

Relacionados