FOTOSS NTE E RESPIRA O

2109 palavras 9 páginas
RESPIRAÇÃO AERÓBIA, ANAERÓBIA E FOTOSSÍNTESE

Profa Dra Nadia Said Ávila

A Respiração Celular é um processo de obtenção de energia pela célula, que é derivado da energia acumulada pelas plantas no processo de Fotossíntese. O termo Fotossíntese refere-se à obtenção de compostos carbonados (glicose e outros açúcares como sacarose, frutose e o amido) a partir de compostos inorgânicos como hidrogênio, carbono, nitrogênio e oxigênio, impulsionados pela energia luminosas que vem do Sol. As plantas são os únicos organismos do planeta capazes de executar a fotossíntese (incluindo aqui as cianobactérias ou algas azuis). Quimiossíntese é o processo que alguns grupos de bactérias são capazes de desenvolver para a obtenção também de glicose, mas elas fazem o processo a partir de outras fontes oxidantes que não seja o oxigênio, por exemplo, o ácido sulfídrico (H2S). A organela responsável pela respiração ao nível das células é a Mitocôndria, tanto em animais como vegetais e fungos.

EQUAÇÃO DA RESPIRAÇÃO AERÓBIA

(CH2O)n + O2 → CO2 + H2O

A partir da análise da equação da respiração, podemos inferir que ela depende de uma fonte de carbonos (um açúcar), que na presença de Oxigênio (O2) libera energia, gás carbônico e água. Existe outro tipo de respiração, a respiração anaeróbia, que é feita na ausência de oxigênio, executada por bactérias e fungos, que veremos mais adiante. A energia liberada é a energia química presente nas ligações entre átomos, que em última instância é energia cinética originária do movimento dos elétrons.

A respiração celular é subdividida em 3 etapas: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória. A Glicólise ocorre ao nível do citoplasma, enquanto o ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória ocorrem na matriz mitocondrial. Na Glicólise um açúcar de 6 carbonos (a glicose) é quebrado em dois compostos de 3 carbonos, o Ácido Pirúvico ou Piruvato. Neste processo que é mediado por várias enzimas (proteínas) há liberação de energia suficiente para

Relacionados