fosfolipideos

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O que é e para que serve os fosfolipídios?

Os fosfolipídios são a família de lipídios que existem na membrana celular, são os principais componentes da membrana celular, e são resultantes daligação de um glicerídeo á um grupo fosfato, o que faz com que o fosfolipídio tenha a aparência de um palito de fósforo, sendo que sua cabeça tem afinidade coma água e a haste é hidrofóbica.Suasprincipais funções são,dar estrutura á membrana celular,agir como um líquido que atua nos alvéolos,de forma a permitir a respiração em todos os seres vivos que necessitam dos pulmões para respirar e agircomo mensageiro na transmissão de sinais para o interior da célula.

O que é e para que serve o mosaico fluído?

É o nome dado a nova teoria da camada da membrana, segundo Nicholson e Singer quecomprovaram que os lipídios formam uma camada dupla e contínua, onde se encaixam moléculas de proteína, essa dupla camada de fosfolipídio é fluído, e as proteínas mudam de posição continuamente como sefossem peças de um mosaico, por isso o nome Mosaico Fluído.

O que é e para que serve a permeabilidade seletiva?

É quando uma membrana se deixa atravessar por determinadas moléculas enquantooutras não podem atravessa-la, e sua função é “liberar passagem para certas substâncias”.São três os processos de transporte seletivo de substâncias dentro da membrana plasmática, o transporte ativo,passivo e facilitado.

O que é e para que serve o glicocálix?

São açucares ligados às proteínas que formam filamentos presos na membrana plasmática, voltados para o lado externo da célula, suaprincipal função é proteger a célula, evitando que uma grude na outra.

 
O que são as zonas de adesão celular?

São células que permitem as ligações entre si próprias ou entre células e a matrizextracelular.



Conclusão


Levando em consideração os aspectos pesquisados, podemos concluir que o transporte de substâncias acontece na membrana plasmática, ela é uma estrutura altamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fosfolípideos
  • Lipossomas Modificados com Polímero Superhidrofílico Ligados a um Não-Fosfolipídeo Âncora em Anexo Reduziram a Ativação do...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!