Forno Solar

Páginas: 14 (3311 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FORNO SOLAR
Introdução
Inventado na Suíça em 1767 pelo naturalista Horace de Saussure, o forno solar levou séculos para ser difundido pelo mundo. Sua evolução deu um passo decisivo com a utilização de caixas de papelão e o uso de plásticos por duas pesquisadoras americanas, Barbara Kerr e Sherry Cole.
O forno solar, apresentado nesta oficina consiste em uma caixa de papelão dentro de outracaixa maior e mais funda toda forrada com material isolante térmico como jornal picado, lã de vidro, algodão grosso, palha seca ou material similar. Esse conjunto de duas caixas é coberto com duas camadas de plástico transparente formando uma camada de ar entre a tampa e a sobre-tampa, que se mantém uniforme para dificultar as perdas de calor
É possível cozinhar tudo no forno solar: arroz, feijão,verduras, carne, frango, peixe, batatas, pães, bolos, etc. (A única coisa que não é possível fazer é fritura.) Em geral, usa-se menos água no preparo de arroz, feijão, etc., já que o vapor não escapa da panela, enquanto que no preparo de carne, peixe ou frango, assim como no cozimento de ovos, batatas, cenouras, chuchu, beterrabas, macaxeira, etc., não se usa nenhuma água. Em geral, o cozimentomais eficiente se faz em panelas médias ou pequenas.
Existe um tempo mínimo de cozimento, mas, não existe limite de tempo máximo pois a comida não queima, não gruda no fundo das panelas, não fica seca, esturricada, pois as tampas mantêm a umidade dentro das panelas e do espaço interno do forno. Por isso, é possível preparar juntos vários tipos de alimentos com tempos de cozimento diferentes. Otempo ideal de uso do forno solar vai de 8 da manhã às 3 da tarde e o tempo de cozimento da maioria dos alimentos vai de 2 a 5 horas.
O fato do vapor não escapar das panelas, combinado com o cozimento lento, a temperaturas mais baixas, aumenta o valor nutritivo dos alimentos e realça o sabor dos temperos resultando numa comida deliciosa apesar de possíveis diferenças na cor, no sabor e na textura dosalimentos cozidos na lenha ou no fogão a gás.
Além da economia de gás butano ou de carvão ou lenha, a grande vantagem do uso do forno solar é a economia de tempo: uma vez colocadas as panelas dentro do forno, ao sol, entre 8 e 9 horas da manhã, não é preciso mexer, adicionar água ou controlar o tempo para não queimar. Com isso, é possível se ocupar com outros afazeres até a hora do almoço quandotudo estará cozido e quente, pronto para a mesa.
E nem é preciso ter sol pleno: num dia parcialmente nublado, é possível usar com sucesso o forno solar desde que o sol brilhe por pelo menos 20 minutos em cada hora. (O isolamento térmico nas tampas e nas paredes e fundo entre as caixas garante a permanência do calor.) E se o céu nublar totalmente durante o tempo do cozimento, ao chegar em casa épossível completar o processo em alguns minutos no fogão a gás ou no fogareiro de carvão ou fogão a lenha.
O baixo custo e a simplicidade da fabricação tornam possível ter mais de um forno na casa, para maiores quantidades de comida ou maior flexibilidade no preparo das refeições. O forno solar também serve para pasteurizar a água, eliminando a forma mais comum de infeção intestinal que é águacontaminada.
Além das vantagens da utilização em si, usar um forno solar também significa estar cooperando com a preservação da natureza, reciclando materiais do lixo e usando uma fonte gratuita, renovável, e inesgotável de energia – a energia solar – e, ao mesmo tempo, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis (gás) e dos recursos florestais (lenha e carvão) que provoca desmatamentos e cujaqueima contribui para o aquecimento do planeta, o conhecido “Efeito Estufa”.
http://salaverdepavs.blogspot.com.br/2008/04/o-que-um-forno-solar.html

Energia e meio ambiente
O sistema energético compreende as atividades de extração, processamento, distribuição e uso de energia e é responsável pelos principais impactos ambientais da sociedade industrial. Seus efeitos nocivos não se restringem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forno solar
  • Forno Solar
  • Forno Solar
  • FORNO SOLAR
  • Forno solar
  • forno solar
  • Trabalho forno solar
  • Construção de um forno solar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!