Formas do Governo

Páginas: 23 (5736 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
FORMAS DE GOVERNO

APRESENTAÇÃO
O Liberalismo, Anarquismo e o Socialismo são uma forma de governo o qual não se teve muito resultados, porque no liberalismo foi mais uma filosofia política, o anarquismo um governo "sem governo", e o socialismo, uma forma intelectual, tenso e contraditório de tudo.
SOCIALISMO
Qualquer tentativa de periodizar a História, privilegiando os aspectos econômicos,ou os políticos ou os ideológicos, tem seu risco e sua insuficiência. O primeiro grande risco é o de facilmente identificarmos essa periodização com a visão unilinear da História, como por longo tempo se atribuiu a Marx ao admitir no Prefácio de "Contribuição à Crítica da Economia Política", que "os modos de produção asiáticos, antigo, feudal e burguês moderno podem ser qualificados como épocasprogressivas da formação econômica da sociedade". O segundo, o de exigirmos uma univocidade de alguns elementos pertencentes a cada período, como se não fosse possível a sobrevivência desses alguns elementos (econômicos, políticos e ideológicos), em momentos históricos subseqüentes.
Em termos de uma História das Idéias (a das socialistas, por exemplo), junto a tudo isto, ainda há um perigo maior: ode se considerar as idéias como primordiais, autônomas, independentemente das condições materiais de existência. Outra é a consideração feita por Marx e Engels em "A Ideologia Alemã", quando afirmaram: "São os homens que produzem as suas representações, as suas idéias, etc., mas os homens reais, atuantes e tais como foram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas forças produtivase do modo de relações que lhe corresponde, incluindo até as formas mais amplas que estas possam tomar".
Em geral, desde o momento em que surge a propriedade privada dos meios de produção, e com ela os antagonismos de classe, levantaram-se vozes e surgiram movimentos, isolados sempre, contra as injustiças, os abusos da opulência, a esperança de um futuro melhor, estivesse esse futuro na Terra ounos Céus. As formas de se tratar "resolver" essas adversidades variaram: o chamado "pastoralismo" do Velho Testamento ( "baseado na propriedade irrestrita dos rebanhos", segundo Paul Sweezy); o isolamento praticado por seitas religiosas como os essênios; a busca de um Reino de Deus dos cristãos; a proposta de retorno ao "sistema primitivo de lavoura individual" dos Gracos; os desejos de vingança eliberdade, presentes nos levantes de escravos como o liderado por Espártaco; os movimentos monásticos e heréticos na Idade Média. O elemento comum, em todas essas propostas e movimentos, é que nenhuma tinha por ideal a implantação da propriedade comunal, coletiva, para toda sociedade, mas apenas para um setor de classe ou para os adeptos, "os eleitos", de uma seita religiosa qualquer. Nada dissoa nosso ver, pode ser confundido com socialismo.
A primeira vez em que é colocada a questão da propriedade coletiva, igualitária, em termos de uma sociedade inteira (e não apenas facções dela), surgiu no século XVI, se bem que de maneira romântica, como descrição de sociedades imaginárias, presentes nas obras de More e Campanella. E é a partir daí que tem início a História do Socialismo, para amaioria que se dedica ao seu estudo, embora esse autor, More e Campanella, sejam considerados como precursores, pertencentes a uma "pré-história" do Socialismo.
Ordenando melhor o que vimos até aquí, a História do Socialismo comportaria três fases: a) a dos precursores: More e Campanella; b) a do Socialismo Utópico: de Babeuf a Owen, passando por Winstanley, Mably, Morelly e Meslier; c) a doSocialismo Científico: a partir de Marx e Engels.
Mas como os próprios elaboradores do marxismo viram a questão? As obras de Marx e Engels que abordam o assunto nos fornecem alguns indicadores que nos permitem apresentar o seguinte: já no MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA de 1848, escrito a duas mãos, na sua Parte III - Literatura Socialista e Comunista - consideram três momentos no desenvolvimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS FORMAS DE GOVERNO
  • Formas de governo
  • Formas de governo
  • AS FORMAS DE GOVERNO
  • A Forma O Do Governo
  • Formas de governo
  • Formas de governo
  • Formas de governo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!