fiulkosofia e a cosmovisao crista

784 palavras 4 páginas
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Moralidade tem conceitos de valores: certos, errado, bom, mau, dever obrigações, virtuoso, censurável... A maioria desse conceitos tem uso moral e imoral, fica difícil definirmos um conjunto hermético de condições necessárias e suficientes para todas as coisas, como por exemplo: esporte, jogo, amor, história, amizade, justiça e ansiedade.

Segundo J.P.Moreland & William Lane Craig (2005), as afirmações abaixo foram feitas por um numero de filósofos como um conjunto de condições necessárias para definir a moralidade:
1. O Juízo só é moral se for aceito como guia de conduta, atitude e motivação possuidor de autoridade suprema. (Critério é que a moralidade deve ter prioridade máxima sobre tudo o mais e nossas vidas).
2. O Juízo só é moral se for imperativo prescritivo que recomende ações. Atitudes e motivações, e não simplesmente sua descrição efetiva. (Critério expressa a distinção entre o simples “é” descritivo e rela e o “deve” prescritivo e estimativo, critérios que engloba um importante aspecto dos Juízos Morais, prescrevendo nosso dever moral em vez de simplesmente descrever os que as pessoas na verdade fazem).
3. O Juízo só é moral se puder ser universalizável, ou seja, caso ele seja igualmente aplicável, de forma pertinente, a todas as situações simulares. (Critério que aponta para um importante aspecto da moralidade, pois as afirmações devem ser racionalmente justificáveis e verdadeiras, reunindo todos os exemplos que se encaixem nas condições relevantes sobre as quais as afirmações são baseadas).
4. O

Relacionados