fitoterapia

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 28 de dezembro de 2013

Licenciatura em Farmácia






Pré-Projeto

Avaliação do conhecimento dos utentes acerca das interacções entre Medicamentos e Fitoterápicos à base de Ginkgo











Ângela dos Ramos Ferreira


Silves, Abril de 2013.






Pré-Projeto


Avaliação do conhecimento dos utentes acerca das interacções entre Medicamentos e Fitoterápicos à base de GinkgoAutor:
Ângela dos Ramos Ferreira

Orientador:
Professora Doutora Ana Almeida

Co-orientador:
Professora Doutora Brigitte Lehodey




Silves, Abril de 2013.


Índice

Índice 2
1.Introdução 3
2. MATERIAL E MÉTODOS 7
ANEXO A – Consentimento Informado 10







1. Introdução
1.1 Fitoterapia
Ao longo dos temos, o Homem foi adquirindo experiência e aprendizagem sobrequais as plantas que poderia utilizar para a sua alimentação e para a cura de males e doenças.
O produto dessa aprendizagem, é que muitos povos passaram a dominar o conhecimento do uso tanto de plantas como de ervas medicinais.
A fitoterapia é uma terapêutica, que utiliza a parte activa das plantas. A sua origem é conhecida há bastantes séculos, sendo conhecidos vários textos escritos de hámais de quatro mil anos, relatando as propriedades das plantas medicinais.
Como terapêutica tradicional, as plantas foram durante muito tempo o único método de tratamento dos homens, sendo que este método ainda é muito utilizado em certas partes do mundo, como a China.
No Ocidente, o seu uso caiu no desuso, embora que recentemente voltou-se a verificar um aumento do seu uso, devendo-se aosavanços da tecnologia para a sua obtenção.
Frequentemente os medicamentos sintéticos são colocados em confronto com os medicamentos sintéticos, no entanto cada um tem a sua importância de utilização. Se por um lado, esses medicamentos permitem obter excelentes resultados no tratamento de varias patologias, por outro também permitem uma série de efeitos adversos, sendo por isso que muitas vezes serecorre ao uso de medicamentos fitoterápicos, uma vez que poderá ser desprovida de efeitos secundários.
Comparativamente aos medicamentos sintéticos, que apresentam na sua quase totalidade, um único princípio activo que é responsável pelo seu efeito terapêutico e farmacológico, os fitoterápicos, são constituídos por misturas multi-componentes de substâncias activas, parcialmente activas e inactivasque, na maioria das vezes, actuam em alvos farmacológicos diferentes.
A sua eficácia é o resultado da sua utilização, que vem passando de gerações em gerações, derivado da cultura de vários povos e grupos étnicos.

1.1.2 Ginkgo Biloba
O Ginkgo Biloba é uma árvore das mais antigas eras, existindo há mais de duzentos milhões de anos, tendo as suas raízes no período triássico da era mesozóica.Existem relatos do seu uso pelas culturas orientais, por muitos séculos, uma vez que estes consideravam-na uma árvore sagrada (Glissom e col., 1999).
Tanto as raízes como as folhas do ginkgo englobam vários constituintes farmacológicos activos, que são divididos em dois grandes grupos, os flavonóides e terpenóides, sendo que estes últimos são subdivididos em bilobalídeos e ginkgolídeos(Curtis-Prior e col., 1999).
O ginkgo é utilizado como terapêutica do Alzheimer, da doença degenerativa, da disfunção sexual, insuficiência cerebrovascular, distúrbios vasculares periféricos como angina e aterosclerose, desordens neurossensoriais, desordens neurodegenerativas como o Parkinson, doença de Huntington, doenças geriátricas, asma, bronquite, hipercolesterolemia, isquemia cerebral, que causadisfunção cerebral e prevenção de sintomas de demência.
Os efeitos adversos do Ginkgo biloba são de naturezas diversas, mas pouco frequentes e relativamente leves, tais como dores de cabeça, diarreia, tontura, urticária, fraqueza, cansaço, vómito. Podem também ocorrer raramente reacções alérgicas dermatológicas, hematomas e sangramentos.

1.1.3 Interacções medicamentosas entre medicamentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!