fito

Páginas: 8 (1999 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Jurubeba

Nome cientifico: Solanum paniculatum.
Parte utilizada: raízes, folhas, flores, frutos.
Origem : América tropical, mendrando desde os limites das Guianas até São Paulo e Minas Gerais.
Modo de Conservar : As folhas e as raízes de vem ser secas ao ar livre. Guardar em sacos de pano ou de papel, em local seco e arejado, isento de insetos, e ao abrigo da luz solar.
Plantio: Multiplicação: sementes e estacas da raiz;
Cultivo: Não é exigente em solos. Planta-se na primavera em terrenos preparados e adubados com húmus. O espaçamento preferido é o de 2 metros entre plantas.
Colheita: os frutos são colhidos no outono e as raízes e folhas o ano todo.
Princípios Ativos: alcalóides (solamina, solanidina, solasodina), esteróides nitrogenados, saponinas, esteroidais nitrogenados(paniculina, jurubina), agliconas (isojurubibina, isopaniculidina, isojurupidina e jurubidina), ácidos graxos, ácidos orgânicos, glicosídeos (paniculoninas A e B), mucilagens, resinas (juribina e jurubepina), princípios amargos.

Caracteristica: A jurubeba, planta medicinal também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, tem gosto amargo e pode chegar a 3 metros dealtura, possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou brancas. 

A jurubeba pode ser usada na culinária e como auxiliar no tratamento de doenças como a anemia e doenças do fígado ou digestivas
A infusão do seu caule e da sua raiz em álcool de cana (cachaça) é popularmente utilizada como aperitivo e como digestivo, como a conhecida Jurubeba Leãodo Norte
Para que serve a Jurubeba
A jurubeba serve para auxiliar o tratamento de doenças como: hepatite, contusões, gastrite, úlcera, anemia, acne, anorexia, azia, ressaca, tosse, bronquite, problemas de bexiga, cistite, contusão, febres, diabete, engorgitamento do fígado e do baço, estômago, erisipela, auxiliar no emagrecimento, feridas, gripe, hepatite, icterícia, malária, náusea, tumoresabdominais e uterinos.
Propriedades da Jurubeba
A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular. Suas raízes e frutos são ricos em propriedades diurética, estimulante, laxante e tônica que é eficaz contra diabetes além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.

Modo de uso daJurubeba
A Jurubeba poderá ser usada em chás por infusão, tintura, suco das raízes ou frutos, ou em pó.
Chá para uso interno: Infusão de 2 colheres de sopa de folhas, frutos ou flores em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar por dia. 
Chá para gargarejos e cicatrização de feridas e acne: Coloque 1 colher de sopa de folhas cortadas em pedaços bem pequenos em 1 xícara de chá deágua em fervura. Deixe ferver por 10 minutos e coe. Aplicar no local ou usar morno para gargarejos.



Modo de usar:
- Infusão de 2 colheres de sopa de folhas, frutos ou flores em um litro de água. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar, por dia: afecções hepáticas, febres, debilidade em geral;
- Suco das raízes ou frutos: cistite, anemia, tumores, abcessos internos; - cataplasma s dasfolhas, uso externo: feridas e úlceras; - suco dos frutos com mel de abelha: diurético, bronquite, tosse;
- Suco ou infusão das folhas. uso local: contusões, úlceras, tumores, erisipela; . uso interno: fígado, hepatite, icterícia, debilidade, febres
- Decocção da raiz: diabete, prisão de ventre, dispepsias atônicas, inflamação do baço;
- Maceração de 4 g de folhas ou frutos verdes em um copo de águafria;
- Maceração de 20 g de folhas ou frutos verdes em vinho branco; infusão: 2 colheres de sopa de folhas ou flores ou frutos picados para 1 litro de água fervente.
Afecções do fígado, icterícia, hepatite e insuficiência hepática; atonias gástricas; vesícula preguiçosa; inflamação do baço : coloque 1 colher de chá de raiz, finalmente picada, em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fito
  • Fito e Fito
  • fito
  • trabalho FITO
  • fito-hormonas
  • fito I
  • trabalho de fito
  • Fito Páez

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!