Fisiologia

Páginas: 9 (2101 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Uma das solicitações mais freqüentes ao site é por informações sobre nutrição. O que devemos oferecer como alimentação? Há alguma recomendação especial a ser seguida? Os estudos que mostram como o músculo é lesado na distrofia podem oferecer informações que no futuro justifiquem modificação da dieta; algumas proteínas, vitaminas e suplementos alimentares estão sendo testados e no futuromodificações na dieta poderão ser necessárias. No momento o que se recomenda é uma dieta adequada a idade do paciente. Como a Distrofia Muscular de Duchenne atinge crianças em fase de crescimento a dieta deve ser compatível aos garotos nesta faixa etária. No entanto os estudos tem revelado um aumento da incidência de obesidade nestas crianças (em cerca de 54% dos casos). A obesidade prejudica a forçamuscular, diminui a mobilidade, prejudica a coluna e reduz a capacidade respiratória. Nesta situação é recomendada a restrição da ingestão de calorias (especialmente doces e massas); muitos médicos tem receio que a restrição alimentar possa prejudicar a função muscular o que já se provou não ocorrer; os pais também relutam em reduzir as guloseimas, muitas vezes administradas como forma de compensação.Chocolates, balas e sorvetes não são proibidos mas não devem ser ingeridos diária e constantemente.
A combinação entre imobilidade e fraqueza muscular pode predispor a obstipação (constipação) intestinal. Dieta com maior conteúdo de água e fibras pode ser recomendada. Frutas e vegetais são ricos em fibras e são indicados para uma boa nutrição.
Crianças em tratamento com corticóides precisamreceber maior restrição em calorias e eventualmente restrição da ingesta de sal (os corticóides aumentam o apetite, causam deposição aumentada de gorduras e retenção de sal).
A osteoporose tem sido observada bem precocemente nos portadores de Duchenne, mesmo naqueles que deambulam. Dieta rica em cálcio também deve ser observada.
Pacientes que apresentam problemas cardíacos também devem receber dietapobre em sal.
Com a evolução da doença muitos estudos tem observado redução de peso e uma grande incidência de desnutrição; perda de massa muscular tem sido observado com prejuízo da função muscular especialmente respiratória. A necessidade energética em portadores de falência respiratória é aumentada. Neste caso a dieta deve ser refoçada com maior ingestão de proteínas.
Em pacientes utilizandoventilação não invasiva os cuidados com nutrição devem ser redobrados. Um dieta rica em carbohidratos leva a aumento da pressão parcial de gás carbônico no sangue por excesso de produção, dificultando o controle do aparelho de respiração. Neste caso é muito importante avaliar as necessidades calóricas e orientar a dieta que atenda a todos os problemas que o paciente apresente (um profissional daárea é imprescindível).
Distrofia Muscular
 
Distrofia muscular é um termo geral que designa doenças musculares hereditarias caracterizadas por fraqueza e incapacidade progressivas. Existem numerosas formas de distrofia, mas as mais vulgares são:

Distrofia muscular de Duchenne, a forma mais grave. Afecta rapazes que herdam o gene das mães. A progressiva fraqueza muscular, que geralmente semanifesta por volta dos 3 anos, é provocada por falta da proteína distrofina nas células musculares. A incapacidade afecta sobretudo os músculos do tronco e dos membros, e, aos 12 anos, a maioria dos doentes está confinada a uma cadeira de rodas. O enfraquecimento progressivo dos músculos do tórax provoca em geral insuficiência respiratoria ou urna pneumonia fatal por volta dos 20 anos.
Distrofiafáscio-escápulo-umeral, que ocorre em ambos os sexos, declarando–se durante a adolescencia. Regra geral, o doente sente dificuldade em levantar os braços acima da cabeça, alterar a expressão facial e, por vezes, em fechar os olhos devido a fraqueza muscular. As costas e os ombros vão-se curvando progressivamente. Embora o doente tenha uma aparência deformada, continua a poder andar, e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!