Fisiologia do Exercicio

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
ESTUDO DIRIGIDO 02
01–Descreva a via de energia anaeróbia.
R - Há duas vias de ressíntese de ATP anaeróbicas, que são: alática (não tendo ácido lático comoproduto final) ou lática (ácido lático como produto final.
A via anaeróbica alática, O processo pelo qual há liberação de energia para ressíntese, através da via anaeróbica alática, é a hidrólise dacreatina-fosfato , uma molécula existente no músculo esquelético, que se constitui em uma creatina ligada a um radical fosfatídico de alta energia. A hidrólise da molécula libera energia, que é utilizadana contração muscular; não é usado o oxigênio e não se forma ácido lático. Esta via está envolvida em exercícios rápidos ou situações de transição imediata.
Um exemplo cotidiano de exercícioanaeróbico alático é atividade de curta duração: dar uma corrida rápida para pegar um ônibus, subir um lance de escada , carregar um objeto por uma distância curta. Demora cerca de 8 a 10 segundos, 3 vezes amais do que o ATP de reserva suporta (cerca de 3 segundos). Quanto mais prolongado, mais aeróbico é o exercício; depois de 2 minutos, a via aeróbica começa a se tornar prioritária.
A via anaeróbicalática é a aceleração específica da via glicolítica, com liberação de ácido lático , que é a molécula de piruvato modificada. A vantagem da via lática é ser mais potente, mas possui como desvantagem aprodução de ácido lático, após alguns segundos. Há mecanismos que inibem a via glicolítica, como a acidose intramuscular. O lactato é reaproveitado pelo organismo; entretanto, o H + livre no músculoprovoca acidose muscular, causando dor e queimação. A acidose também inibe a ligação entre o cálcio e a tropomiosina, ou seja, há inibição do próprio mecanismo de contração. A duração é intermediária :mais de 10 segundos e menos de 2 minutos; para durar mais de 2 minutos, deve-se baixar a intensidade, passando a ser aeróbico.
02 - Descreva a via de energia aeróbia.
R – A via aeróbica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicio Fisiologia
  • Fisiologia Exercicio
  • Exercicios de fisiologia
  • fisiologia do exercicio
  • fisiologia do exercicio
  • Exercicio de fisiologia
  • FISIOLOGIA DO EXERCICIO
  • fisiologia do exercicio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!