microbiologia provas bioquimicas

Páginas: 7 (1584 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
Contagem por membrana filtrante- Os filtros têm porosidade conhecida e uniforme com poros suficientemente pequenos para reter os micro-organismos. Utiliza-se para filtração de ar ou água. A membrana é coloca numa placa especial, contendo meio de cultura adequado. Após incubação, as colônias microbianas aparecem sobre a superfície da membrana.
MICRO-ORGANISMOS INDICADORES
A dificuldade de sedispor de métodos ou técnicas que permitam confiança suficiente na detecção de agentes infecciosos ou toxigênicos na água ou alimentos, que as vezes se encontram de forma reduzida ou desigualmente distribuídos, obrigou os microbiologistas a detecção de grupos de micro-organismos cujo cultivo e observação é mais fácil.
Neste caso a presença dos mesmos nos alimentos ou água em determinado nº indicaque estes estiveram expostos a condições que poderiam introduzir ou permitir a multiplicação de bactérias patogênicas. Tal grupo de micro-organismos denomina-se “Micro-organismos Indicadores”. São empregados por apresentarem requisitos básicos como indicadores higiênico-sanitários ou de contaminação fecal como:
– Habitat exclusivo no trato intestinal de animais, portanto, idêntico ao deenteropatógenos cuja presença ele deve indicar;
– Não se multiplicar em outros ambientes, que não o trato intestinal;
- Sobreviver em outros ambientes, que não o trato intestinal, por tempo idêntico ao dos enteropatógenos;
- Ter sua detecção fácil pela ocorrência nos alimentos em nº relativos elevados e superiores ao dos enteropatógenos;
- Contar com a existência de técnicas rápidas simples eprecisas para a sua detecção ou contagem.
Coliformes totais
Família Enterobacteriaceae
- bastonetes G-
- capacidade de fermentar açúcar lactose com produção de gás
Gêneros Escherichia
Citrobacter
Enterobacter
Klebsiella
Ocorrência comum na matéria fecal, porém os três últimos são constatados em outros ambientes naturais (solo, vegetais) onde persistem por tempos superiores comparados àSalmonella e Shigella por exemplo.
Sua presença não pode necessariamente ser considerada como indicativa de contaminação fecal recente ou da presença de bactérias enteropatogênicas, mas seu elevado nº indica seguramente, falhas higiênicas ao longo do processamento e armazenamento do produto.
Coliformes fecais
Designa fundamentalmente a presença da E.coli, pois seu habitat preferido tem sido evidenciadocomo sendo o trato intestinal de animais, já que não persiste por períodos prolongados em outros ambientes. Neste caso sua presença indica as condições sanitárias do produto e da eventual ocorrência de enteropatogênicos.
A constatação do significado maior destas bactérias no aspecto sanitário fez com que os padrões microbiológicos pertinentes se tornassem mais rígidos, estipulando ou a ausênciada bactéria no alimento, ou limites máximos na faixa de 10 UFC/g, com tolerâncias maiores para produtos cárneos crus e outros alimentos onde é impossível o controle dos coliformes.
Enterococcus
Gênero Streptococcus
Espécies faecalis* faecium* bovis equinus
"enterococos fecais" ou enterococos
O grupo como indicador oferece restrições, pois além de estarem presentes nas fezes de mamíferos, seencontram também em outros ambientes que não o trato intestinal evidenciando maior resistência e sobrevivência ao solo, vegetais e alimentos. Assim sendo, sua presença é mais significativa como indicador das condições higiênicas vigentes no preparo e manipulação dos alimentos refrigerados, congelados, ou outros tratamentos capazes de destruir ou injuriar outros indivíduos mais sensíveis comocoliformes totais fecais.
Coleta de amostras de água
Ao coletar amostras de água de torneiras e tubulações, deve-se limpar a área externa da saída com etanol 70%, flambar, se o material for resistente ao fogo, deixar a água fluir por 2 a 3 min, antes da coleta.
Obs.: adicionar ao frasco 0,1 mL de uma solução 10% de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) antes da esterilização, para cada 100 mL da amostra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Provas bioquímicas de microbiologia
  • Prova Microbiologia
  • Prova microbiologia
  • PROVA DE BIOQUIMICA
  • Prova de Bioquímica
  • Provas bioquímicas
  • prova de bioquimica
  • prova bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!