Feudalismo

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
 Colégio Dom Macário Schmitt


O feudalismo

Disciplina: História
Professor: Luiz








Alunos: Ana Flávia – Alicia – Vitória – Isabelly
Número: 03 – 02 – 19 – 10
Série: 7 Ano B
Data:20/03/2012
Índice
Introdução..........................................................................................02Texto..................................................................................................03
Conclusão..........................................................................................06
Bibliografia..........................................................................................07























Introdução
O Feudalismo tem inicio com as invasõesGermânicas, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado, economia na agricultura a utilização do trabalho dos servos.
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
Segundo o teóricoescocês do Iluminismo, Lord Kames ,o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o mansosenhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.













Características do feudalismo

As Características do feudalismo foram fundamentadas pela economia agrária da Baixa Idade Média, a sociedade feudal essencialmente ágraria, portanto a terra era maior riqueza que alguémpoderia possuir, ou seja, a terra foi a base da economia do sistema feudal. Em relação aos apectos políticos, o mostra que era a autoridade máxima e absoluta; no entanto os senhores feudais detinham o poder militar e o judicial e o direito de ganhar suas próprias moedas.
As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, trabalho servile economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca (escambo). Tudo isso só será modificado com os primeiros indícios das Revoluções Burguesas.
O feudalismo foi um modo de organização social, e político baseadas nas ralações servos - contratuais. Tem suas origens na decadências do Império Romano predominou na Europa durante a Idade Média. Segundo o teórico escocês do Iluminismo, LordKames, o feudalismo é realmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo Capitalismo em certas regiões da Europa














Tributos e impostos da época
As principais obrigações dos servos consistiam em:
Corveia: trabalho compulsório nas terras do senhor em alguns dias da semana;
Talha: parte da produção do servo poderia ser entregue ao nobre, geralmenteum terço da produção
Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo. Como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes;
Capitação: imposto pago por cada membro da família;
Tostão de Pedro ou dízimo: 10% da produção do servo era pago à igreja, utilizado para manutenção da capela local
Censo: tributo que os vilões deviam pagar, em dinheiro, para nobreza;
Taxa de Justiça: osservos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre;
Formariage: Quando o nobre resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, regra também válida para quando um parente do nobre iria casar. Todo casamento que ocorresse entre servos deveria ser aceito pelo suserano. No sul da França, especificamente, o Senhor poderia ou não determinar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feudalismo
  • O feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • feudalismo
  • feudalismo
  • feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!