Fisiologia cardiovascular

Páginas: 55 (13717 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
RESUMO

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR Complacência – Capacidade do vaso de variar volume quando submetido à pressão.

I. FISIOLOGIA VASCULAR:
1. Hemodinâmica: O Sistema circulatório é um sistema capaz de comunicar todas as células do corpo entre si, e estas com o meio externo. É um sistema único, mas organiza-se em duas circulações em série, a circulação pulmonar e a circulação sistêmica. Devidoa este padrão em série, uma trombose localizada em uma veia do membro inferior não pode causar um AVC, pois, quando o trombo se solta, êmbolo, cai na circulação venosa, chega ao coração e é bombeado para a circulação pulmonar. Nos capilares pulmonares, o êmbolo poderá causar embolia pulmonar, mas nunca chegaria ao cérebro. O princípio básico que determina a intensidade do fluxo sangüíneo é ademanda dos tecidos por nutrientes. Para o controle do fluxo duas variáveis principais são reguladas: o débito cardíaco e a pressão arterial. Partes Funcionais da Circulação: o Artérias – Transportam sangue sob alta pressão. Possuem fortes paredes musculares e elásticas, o que permite a elasticidade característica das artérias, possibilitando maior resistência à pressão. Arteríolas – Regulam aquantidade de sangue que passa para a microcirculação (capilares). Possui forte parede muscular, capaz de ocluir completamente o vaso ou dilatar-se para aumentar o fluxo. É, portanto, o principal ponto de resistência periférica ao fluxo sangüíneo. Capilares – São responsáveis pela troca de substâncias entre o sangue e o líquido intersticial. Vênulas – Coletam o sangue dos capilares, e coalescem formandoveias progressivamente maiores. Veias – Transportam o sangue até o coração, e funcionam como o grande reservatório de sangue do corpo, devido a sua alta complacência, permitida por suas paredes finas e pouco musculares.

Figura 1

o

- Áreas de Secção Transversa e Velocidades do Fluxo Sangüíneo:
Vaso Aorta Pequenas Artérias Arteríolas Capilares Vênulas Pequenas Veias Veias Cavas Área deSecção Transversa (cm ) 2,5 20 40 2500 250 80 8
2

o

o

o

Elasticidade X Complacência: Elasticidade – Capacidade do vaso de retornar ao seu calibre normal mesmo quando submetido à pressão.

Pela observação da tabela e devida correlação com as propriedades morfofuncionais dos vasos, conclui-se: o As áreas de secção transversa das veias são quatro vezes maiores que suas correspondentesarteriais, evidenciando o papel do sistema venoso como reservatório de sangue. o Como o volume de sangue é relativamente constante e a área da secção transversa aumenta dos vasos centrais para os vasos periféricos e capilares, conclui-se que a velocidade do fluxo no sistema capilar é bem menor, o que permite as trocas de substâncias entre sangue e interstício.

Página 1

RESUMO Fluxo Sangüíneo:Definição: É a quantidade de sangue que passa por determinado ponto da circulação durante certo intervalo de tempo. O fluxo sangüíneo por um vaso é determinado por dois fatores: o Diferença de pressão – gerada pelo coração. o Resistência Vascular – impedimento ao fluxo. Lei de Ohm: Onde F é o fluxo, é a diferença de pressão e resistência vascular. - Fluxo Laminar X Fluxo Turbulento: éaFISIOLOGIA CARDIOVASCULAR Definição: É o impedimento ao fluxo sangüíneo em um vaso, mas não pode ser medida por qualquer meio direto, é calculada a partir dos valores de fluxo e diferença de pressão. Resistência Vascular Periférica: Resistência de toda a circulação sistêmica ao fluxo sangüíneo total (Débito Cardíaco).

Onde é o débito cardíaco, é a diferença de pressão, e é a resistência vascularperiférica. Estimando: Considerando um débito cardíaco de 100 ml/s e uma diferença de pressão de 100 mmHg, a resistência vascular periférica normal é de 1 URP. o Vasoconstrição - RVP = 4 URP o Vasodilatação - RVP = 0,2 URP Resistência Vascular Pulmonar: Resistência de toda a circulação pulmonar ao fluxo sangüíneo.

Figura 2

Estimando:

O fluxo laminar é o fluxo normal do sangue em linhas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia Cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular
  • FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!