Fisiologia cardiovascular

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR*
O conceito de homeostasia remete à constância do meio interno. A célula tem que ser mantida em condições idéias para sua sobrevivência.
A célula se encontra imersa em um meio extracelular, onde ocorrem as trocas, onde a célula recebe O2 e glicose, ou seja, todos os nutrientes que ela precisa pra sua sobrevivência. Ao receber o O2 e a glicose para a produção do ATP, acélula acaba produzindo Co2 e ácido lático. Em contra partida, se esse meio não fosse renovado, uma célula metabolicamente ativa inserida nesse meio ia se encontrar em um meio hostil, porque as excretas da célula iam se acumular no meio extracelular e o meio ia ficar pobre em nutrientes para essa mesma célula.
A base da homeostasia pressupõe uma renovação do meio onde a célula se encontrainserida. Essa renovação é feita pela corrente sanguínea, pelo aparelho cardiovascular. Tudo o que a célula produziu e foi excretado vai para a corrente sanguínea, que age como elemento de troca. Ao passo que, todos os nutrientes que a célula precisa, quem trás é a corrente sanguínea também.
Quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo que passa para os vasos sanguíneos para irrigar uma determinadacélula, essas celulas sofrem isquemia, onde o fluxo sanguíneo esta ausente ou insuficiente para o atendimento da demanda metabólica da célula. Automaticamente, a célula carece de nutrientes e as substancias acidas que a célula produziu começam a se acumular nesse meio, dando quadro de acidose, e quadros de lesão da célula.
O fluxo sanguíneo deve acontecer proporcional à demanda da célula.
Do ponto devista de estruturação, o sistema cardiovascular se estrutura na finalidade de atender a demanda primária. Todo o processo de nutrição tecidual ocorre por difusão, no qual o vaso sanguíneo deve ter permeabilidade para que cada molécula atravesse por sua parede.
O sistema cardiovascular se estrutura em uma bomba propulsora (coração) e os vasos sanguíneos.
Território arterial - artérias earteríolas Capilares
Território venoso - vênulas e veias
arteríolas capilares
artérias
O objetivo principal do aparelho cardiovascular é promover a nutrição tecidual que efetivamente ocorre em capilares devido a baixa espessura de sua parede, que facilita a difusão de moléculas.
vênulas
veias
Artérias e arteríolas (território arterial) - vasos que conduzem o sangue do coração até determinado órgão.São vasos que possuem resistência, são mais endurecidos, contem camada muscular (m. liso). Por possuírem m. liso, tem a capacidade de alterar o fluxo sanguíneo de acordo com a demanda e as diferentes situações que as celulas possam vir a apresentar.
Artéria - considerada vaso de resistência. Vaso de espessura alto. A espessura de sua parede é muito grande. Tem uma distensibilidade que permite umapequena distensão para a acomodação daquele volume. Quando um volume é aplicado a qualquer artéria, essa artéria gera uma pressão, que distende, mas não cede.
A pressão no território venoso é sempre muito menor do que no território arterial, porque a artéria, por ser vaso de resistência, diante de um determinado volume ela gera pressão dentro dela. Isso cria um gradiente de pressão.
Capilares -não há camada de m. liso, logo não há vasoconstricção nem vasodilatação. Ele tem sempre o mesmo calibre pela ausência do m. liso. A sua parede só é constituída de célula endotelial, e isso faz com que a espessura do capilar seja muito pequena, isso é de grande importância para a difusão. O capilar é um vaso de calibre pequeno, mas são muito numerosos, logo a área total dos capilares é a maior detodas. A importância disso é que a difusão é inversamente proporcional à distancia, logo, a rede de capilares, por ter uma área grande, abrange uma maior quantidade de celulas.
Quando uma arteríola entra nos tecidos, os capilares entram também, eles passam por entre as celulas, de tal maneira, uma célula sempre esta próxima ao capilar nutridor. Os capilares sempre estão próximos às celulas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia Cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular
  • FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!