FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

Páginas: 9 (2155 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
PROBLEMA 4 – Relatório
Objetivos:
_ Entender a anatomia e histologia do coração
. O coração encontra-se no mediastino médio, sendo que sua maior parte (cerca de 2/3) está localizada a esquerda da linha mediana. Tem o tamanho de aproximadamente um punho fechado, pesa entre 250 a 350g e ocupa um espaço entre a segunda vértebra e o quinto espaço intercostal, local onde se localiza o ápice docoração.
O coração é envolvido por uma camada dupla chamada pericárdio. Essa é dividida em pericárdio fibroso, envoltório mais externo e constituído de tecido conjuntivo denso fibroso, que protege o coração, impede o enchimento excessivo e ancora estruturas que o rodeiam. E o pericárdio seroso, camada dupla (camada visceral aderida ao coração e camada parietal revestindo a parte interna dopericárdio fibroso) dividida por um espaço central preenchido de líquido seroso que lubrifica as camadas serosas e diminui o atrito durante a atividade cardíaca.
É um órgão oco, constituído de quatro câmaras, dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo) e três camadas (epicárdio, miocárdio e endocárdio). O epicárdio é a lâmina visceral do pericárdio seroso. O miocárdio é acamada mais espessa, constituída de tecido muscular cardíaco e um esqueleto fibroso de tecido conjuntivo. A espessura dessa camada é variável, dependendo da necessidade de contração de cada câmara. O esqueleto fibroso reforça o miocárdio, ancora as fibras musculares, reforçam os locais onde grandes vasos deixam o coração e as valvas, evitando o estiramento das mesmas, e por não serem eletricamenteexcitáveis limita a propagação direta de potenciais. O endocárdio é uma camada endotelial com tecido conjuntivo que reveste a parte interna do coração. É continua com vasos sanguíneos e tem um aspecto brilhante.
Os átrios são câmaras superiores receptoras de sangue da circulação sanguínea. O átrio direito recebe sangue venoso vindo da circulação periférica (grande circulação) através das veiascava superior e inferior e sangue vindo da circulação cardíaca através do seio coronário. Já o esquerdo recebe sangue arterial pelas veias pulmonares esquerda e direita vindas da circulação pulmonar (pequena circulação). Ambos possuem estruturas superficiais, aurículas, que aumentam o volume atrial. Internamente o átrio direito distingue-se do átrio esquerdo por apresentar uma separaçãoântero-posterior pela crista terminal, sendo que a parte posterior de parede lisa e parte anterior de parede repleta de feixes de músculos denominados pectíneos. O átrio esquerdo é predominantemente liso. Separando as câmaras atriais têm-se o septo interatrial , nele existe uma estrutura mais profunda, a fossa oval, local onde havia o forame oval do coração fetal.
Os ventrículos são câmaras inferioresejetoras de sangue. O ventrículo direito bombeia o sangue venoso para a circulação pulmonar através do tronco pulmonar e posteriores artérias pulmonares. Já o esquerdo bombeia sangue arterial para a circulação periférica através da aorta e para a circulação coronária através das artérias coronárias esquerda e direita ramificadas do arco aórtico. O plexo coronário delimita que maneira fidedigna olimites das câmaras cardíacas. O ventrículo direito ocupa uma posição anterior e possui uma camada miocárdica menos espessa. Já o ventrículo esquerdo possui uma camada mais espessa e ocupa uma posição póstero-inferior .
O coração possui diversas valvas, estruturas que delimitam as câmaras. Por se abrirem e fecharem regulam o bombeamento sanguíneo. Separando o átrio e o ventrículo direito tem-se avalva tricúspide e separando o átrio e o ventrículo esquerdo tem-se a bicúspide ou mitral. Essas valvas possuem aderidas a elas, através de cordas tendíneas, os músculos papilares que impedem o abaulamento valvar durante a contração ventricular. Entre os ventrículos direito e esquerdo e o troco pulmonar e a aorta, respectivamente, tem-se as valvas semilunares pulmonar e aórtica. Em sístole as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia Cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!