Fisica nuclear

Páginas: 24 (5887 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Introdução

A Física Nuclear que também é denominada física de alta energia representa um grande avanço da tecnologia e do conhecimento humano sobre o núcleo atômico, sobre a radiação, sobre os prótons, sobre os nêutrons, os elétrons, a matéria, o mundo material e etc..
O mundo material que é descrito por várias forças como a força de atrito, a força peso, a força elástica, a forçaeletrostática, entre outras. Esses vários tipos de forças podem ser compreendidos com quatro grandes grupos que são: as forças eletromagnéticas, forças nuclear fraca e forte e a força gravitacional.
A física nuclear que faz o estudo dos núcleos atômicos, as propriedades atômicas, as reações nucleares, as reações que acontecem nos núcleos dos átomos, etc.
As forças da física nuclear se dividem em quatrogrupos que são:

- Forças eletromagnéticas

- Força nuclear fraca

- Força nuclear forte

- Força gravitacional

A força eletromagnética que é responsável por propriedades de átomos e moléculas que aparecem juntos em meios líquidos e sólidos, e nas substâncias responsáveis por suas propriedades químicas, o eletromagnetismo que é responsável pelos fenômenos elétricos, é através doeletromagnetismo que se da origem aos imãs, as reações químicas, etc..
A força nuclear fraca que é responsável pela transformação de prótons em nêutrons, essa que é uma transformação espontânea, e a força nuclear forte que é responsável pelas propriedades dos núcleos atômicos, ela mantém unidas as partículas de um núcleo mesmo ele tendo cargas elétricas iguais.
A força gravitacional, como o próprio nomejá fala, é responsável por estruturas gigantescas como os sistemas planetários, os sistemas estelares, as galáxias, a atração entre corpos, a queda de objetos, etc. A física nuclear que também é chamada de física de alta energia que tem esse nome pelo fato de utilizar uma grande quantidade de energia pra poder tirar um elétron de um átomo, ou seja, pra extrair um elétron de um átomo.
De modo gerala física nuclear é uma ciência que faz o estudo do núcleo do átomo, e através desse estudo os cientistas conseguiram descobrir várias maneiras de obter grande quantidade de energia dividindo o núcleo do átomo, então quando se parte o núcleo do átomo conseqüentemente os outros núcleos também se partirão numa espécie de reação em cadeia.
A física nuclear também serve de base pra muitas coisas quesão usadas hoje em dia, para inovações tecnológicas, muitas aplicações práticas como a energia nuclear, que além de ser produzida em usinas nucleares também tem o sol que é a maior fonte de energia nuclear, a radiação também não existiria sem a física nuclear, só que do mesmo modo que a física nuclear tem seu lado positivo também tem seu lado negativo, por suas aplicações práticas conter certorisco para a população, como exemplo, a radiação que é muito perigosa e um acidente radioativo contaminam milhões de pessoas, muitas pessoas morrem contaminadas, outras ficam doentes e etc..
A energia nuclear que também é uma aplicação prática da física nuclear também gera risco pra população, um exemplo de um risco disso é uma explosão de uma usina como foi à explosão da usina nuclear deChernobyl na Ucrânia no ano de 1986 onde muitas pessoas morreram, outras foram contaminadas pela radiação e acabaram contraindo câncer, houve mutação genética de animais, e hoje em dia a cidade de Chernobyl é como se fosse uma cidade fantasma, a bomba atômica pode ser citada como exemplo maléfico da física nuclear, como as bombas atômicas que foram lançadas no Japão no final da segunda guerra mundial,etc..
Então do mesmo modo que a física nuclear abre caminhos para diversas áreas, para diversas aplicações em variados setores industriais, para as inovações tecnológicas, para o futuro da humanidade, ela também se não for usada da forma correta, com ética, e para o bem da humanidade ela pode causar sérios acidentes prejudicando a população e levando sérios riscos a humanidade.
Podemos então a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica nuclear
  • Fisica nuclear
  • Fisica Nuclear
  • Fisica Nuclear
  • Fisica nuclear
  • Física Nuclear
  • Fisica nuclear
  • fisica nuclear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!