Resumo do livro etica a nicôma

2740 palavras 11 páginas
LIVRO I

Toda escolha, arte ou ação tem um objetivo final seja qual for. Existem inúmeras ações artes e ciências cada uma com um objetivo próprio, porem, elas se unem em determinado local. Mas, quando todos esses conhecimentos se juntam em uma instituição de ensino ocasiona uma verdadeira revolução na mente dos estudantes, tornando – os seres mais críticos que rebatem as atitudes imorais da sociedade.
Todas essas descobertas e conhecimentos estão subordinados a um regime “ditatorial” que é a política, onde alguns homens ditam as regras e a massa segue como porcos sendo levados ao matadouro. Felizmente, alguns integrantes das gerações atuais estão mudando esse conceito rudimentar, estão ficando mais críticos e levando a publico suas vontades, ideias e opiniões, tudo isso graças as informações que eles recebem sentados num banco de escola.
Infelizmente, existem pessoas (vidas) aprisionadas na ignorância, no medo de expor suas idéias e pensamentos. Segundo VALLANDRO 1991 existem três tipos de vida: a que acabamos de citar, a vida política, e a complexibilidade.
Mesmo, com todas essas aceitações e opiniões contrarias que vemos todos os dias o objetivo final é a felicidade, seja ela de forma simples ou sofisticada. O homem que consegue viver em meio à sociedade e não se corrompe com as regras estabelecidas, é um homem virtuoso!

LIVRO 2

Existem dois tipos de virtude a intelectual e a moral, a intelectual como o próprio nome já diz não nasce no ser humano ele a adquiri através do ensino. Segundo VALLANDRO 1991, por isso requer experiência e tempo, já a moral, é conquistada através do convívio no meio em que vive pois ela diz respeito as paixões e ações.
Um outro fator importante, que tem de ser levado em consideração na vida do ser humano é o caráter, que é moldado e trabalhado a cada dia no meio em que vive, o mesmo acontece com a temperança e a coragem .
Segundo VALLANDRO 1991, devemos considerar agora o que é a virtude. Visto que na alma se encontram três

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas