FISICA II RELATORIO ORIGINAL

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
1 INTRODUÇÃO

A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercer uma força sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde a deformação nos materiais pode ser notada com facilidade. Mesmo ao pressionar umaparede com a mão, tanto o concreto quanto a mão sofrem deformações, apesar de não serem visíveis. A força restauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material e tem origem nas forças intermoleculares que mantém as moléculas e/ou átomos unidos. Assim, por exemplo, uma mola esticada ou comprimida irá retornar ao seu comprimento original devido à ação dessa forçarestauradora.
Enquanto a deformação for pequena diz-se que o material está no regime elástico, ou seja, retorna à sua forma original quando a força que gerou a deformação cessa. Quando as deformações são grandes, o material pode adquirir uma deformação permanente, caracterizando o regime plástico. Neste relatório trataremos de deformações pequenas em molas, ou seja, no regime elástico.


















2OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral da lei de Hooke é determinar, experimentalmente, o coeficiente de elasticidade da mola. Deduzir, utilizando conceitos de conservação de energia e do trabalho realizado por uma força, com dependência espacial (lei de Hooke), porém, conservativa, as equações que permitem encontrar a constante elástica em um sistema massa-mola.

2.2 Objetivos específicosDeterminar grandezas físicas relacionadas a objetos utilizados a fim de encontrar a constante elástica da mola;
Propagar erros referentes às medidas calculadas, a fim de se obter um resultado próximo da realidade.



















3 FUNTAMENTAÇÃO TEÓRICA

A força possui duas características fundamentais em Física: ela é capaz de acelerar um corpo ou deformar um corpo elástico.
Quando aplicamosuma força F em uma mola ela se deforma. A figura mostra um corpo de massa m preso, a uma mola de constante k.



Inicialmente o corpo está na posição A. Quando aplicamos uma força F1 para levar o corpo para a posição B aparece uma força F2, cuja função é estabelecer o equilíbrio do sistema. Daí o nome de força restauradora.
Você já sabe que para deformar uma mola de uma elongação x, é necessárioum trabalho que é dado por: , onde, ΔEp = variação da energia potencial elástica.
Suponhamos que F tenha variado de zero a x, de acordo com o gráfico abaixo. O trabalho realizado para esticar a mola é: W = F.dx. Lembrando que a Lei de Hooke é dada por F = k. Δx, vem: , que é a área sob o gráfico ao lado.



Se desejarmos conhecer o trabalho entre x1 e x2, quaisquer teremos: , o que mostra que otrabalho realizado para deformar uma mola é igual à variação da energia potencial elástica.













4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Para determinarmos experimentalmente a constate k, utilizaremos o seguinte procedimento: mediremos a deformação Δx da mola, para diferentes pesos colocados em sua extremidade livre e traçaremos o gráfico do preso emprega contra Δx. E, mediante o valor da constanteelástica da mola, calcularemos o trabalho realizado pela mola.

4.1 EQUIPAMENTOS

Conjunto de mola
Conjunto de massas (50 grama-força)
Painel de forças (multiuso)
Paquímetro

4.2 MÉTODOS

Antes de iniciar a experiência alguns pontos devem ser notados:
1. Não esticar as molas demasiadamente, pois podem ficar deformadas.
2. Não colocar pesos em excesso na caçamba.
3. Colocar as massas segurando acaçamba e ir soltando lentamente.
4. Distribuir uniformemente as massas, tomando cuidado para não caírem.
5. Verificar a medir o comprimento inicial das molas.
6. Verificar e medir a elongação da mola com o suporte. Neste caso, a elongação corresponde a xo e mo é a massa do suporte.
7. Acrescentar um disco (massa) ao suporte. Somar o valor da massa acrescentando a massa mo. Essa nova massa será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de física ii
  • Relatório de física ii
  • relatório de física II termoscópio
  • Relatório Física Experimental II
  • relatório fisica II
  • Relatorio de física ii pascal
  • Relátorio física experimental ii
  • Relatório de Física II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!