Fisica experimental

Páginas: 2 (380 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
Introdução Teórica
Quando viajamos de automóvel, observamos que, dependendo das condições da estrada, conseguimos manter o carro em velocidade constante durante um bom tempo. Quando isso acontece,dizemos que o carro realiza um movimento uniforme.
Em nosso cotidiano, podemos observar um movimento praticamente uniforme nas extremidades das pás de um cata-vento ou em um ponto na periferia de umdisco LP em rotação.
Neste relatório, trabalharemos a idéia básica desse estudo que é a velocidade escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com velocidade escalar constante, nãoexiste variação de a velocidade escalar, e, como consequência direta, a aceleração escalar é nula.
Essa afirmação pode parecer contraditória quando a comparamos com nossa experiência cotidiana. Nodia-a-dia, acelera-se o motor para aumentar a velocidade do automóvel. Em uma subida, por exemplo, o motor será acelerado para que a velocidade do carro se mantenha constante.
Em Física, podemos dizer quea palavra aceleração apresenta somente um significado: a variação da velocidade por unidade de tempo. Dessa forma, não havendo variação da velocidade, não há aceleração.

Movimento RetilíneoUniforme (MRU)
É aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Para tanto, ou a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade dá-se somente emmódulo, nunca em direção. A aceleração, se variar, também variará apenas em módulo e nunca em direção, e deverá orientar-se sempre em paralelo com a velocidade.





Procedimento ExperimentalMateriais utilizados:
1 base de sustentação principal com um plano inclinado articulável com escala de 0o a 45o.
1 tubo lacrado, uma esfera de aço e bolha.
1 imã
1 cronômetro de pulso
Atividades
Oplano foi elevado 10º acima da horizontal, e com o auxilio do imã, foi posicionado a esfera na marca x0, onde a unidade se encontra em mm.
A esfera foi liberada e o cronômetro ligado, no momento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica Experimental
  • Fisica experimental
  • Fisica Experimental
  • Física Experimental
  • Fisica Experimental
  • Fisica Experimental
  • FÍSICA EXPERIMENTAL
  • FÍSICA EXPERIMENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!