fisica experimental

Páginas: 4 (780 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Apêndice


09


OBJETIVO

O objetivo do presente experimento é introduzir os elementos básicos constituintes de circuitos elétricos simples, construir circuitos de corrente contínua erealizar medidas de tensão e de corrente elétrica. Mediante as medições realizada de tensão e corrente, deve-se defrontar os valores obtidos teoricamente com os valores obtidos na prática e com issodiscutir os possíveis resultados.

INTRODUÇÃO

De uma maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem outrosdispositivos elétricos ligados a um gerador. Estes dispositivos podem ser os mais diversos: resistores, capacitores, diodos, receptores e etc.

Pelo circuito, percorre uma corrente elétrica. Acorrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons (ou portadores de carga). Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de maneira caótica em um material ôhmico. Paraorganizar o fluxo de elétrons há a necessidade de uma fonte de tensão (ou diferença de potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a se ordenarem no sentido de diminuição da energia(estabilidade). Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao sentido de movimento dos elétrons.

Matematicamente a intensidade de corrente elétrica é definida por:Convencionou-se a representar a intensidade de corrente elétrica pela letra i. A unidade de i no SI é o Ampére (A). Para representar a tensão elétrica utiliza-se a letra U. A tensão elétrica é medida em Volts(V).

Tensão (U) e intensidade de corrente elétrica (i) se relacionam pela equação:



onde: R  Resistência Elétrica

A maioria dos circuitos elétricos usa dispositivos elétricos chamadosde resistores. Os resistores possuem uma resistência a tensão que obedece ao gráfico a seguir:



Existem diversos tipos de resistores, os mais comuns são os resistores de carvão (utilizados no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica Experimental
  • Fisica experimental
  • Fisica Experimental
  • Física Experimental
  • Fisica Experimental
  • Fisica Experimental
  • FÍSICA EXPERIMENTAL
  • Fisica experimental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!