comercio exterior

Páginas: 4 (908 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Defina e explane o que é taxa de câmbio nominal, real e efetiva?
A taxa de câmbio é a principal variável macroeconômica que afeta o comércio exterior. Isso porque é a taxa que indica a relação devalor entre as moedas de diferentes países.
Quando tratamos da taxa de câmbio nominal, consideramos apenas o valor de cada moeda e a diferença deste entre elas. Já a taxa real, leva em consideraçãotambém demais taxas e custos que influenciam essa troca, como por exemplo a inflação nos países ou impostos cobrados pelos governos em cima da compra ou venda de moedas. Por outro lado, a taxa efetiva éaquela que padroniza todas as moedas sobre a mesma taxa, de modo a ser possível comparar os países envolvidos, de acordo com a apreciação ou depreciação de sua moeda, além da influência desta nasdemais.
Defina e explane quais são os participantes do mercado de câmbio?
No mercado de câmbio, temos como principais participantes as empresas que participam do comércio internacional, os bancoscentrais, os bancos comerciais e as instituições financeiras não-bancárias.
Empresas Participantes: São aquelas que atuam no comércio exterior, seja recebendo ou efetuando pagamentos em moeda diferentedaquela do país em que têm sede. O principal ramo de empresas participantes do comércio exterior são as de exportação e importação.
Bancos Centrais: Existem para executar a política monetária do país,através da compra e\ou venda de divisas. Raramente os volumes de suas transações são altos, porém causam grande influência nos demais participantes do mercado, que as veem como tendênciasmacroeconômicas a serem seguidas.
Bancos Comerciais: São responsáveis pela maior fatia de atividades cambiais, através de negociações entre bancos, uma vez que todas as transações internacionais envolvem créditoou débito de suas contas.
Instituições financeiras não bancárias: São as corretoras, os fundos de investimentos e de pensão. Estas iniciaram sua participação no mercado cambial recentemente, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comercio exterior
  • Comércio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • comercio exterior
  • Comércio Exterior
  • Comercio Exterior
  • Comércio exterior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!