fisica aplicada

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


 




LENTES CONVERGENTES
São mais espessas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é mais acentuada do que a curva côncava (base interna).
 
LENTES DIVERGENTES
São mais finas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é menos acentuada do que a curva côncava (base interna). 


TIPOS DE LENTES

QUANTO À SUPERFÍCIE
as lentes sãoclassificadas como lentes esféricas ou cilíndricas. Explicando de um modo mais simples, a lente cilíndrica serve para corrigir problemas de astigmatismo. Para todas as outras ametropias, a lente é do tipo esférica. No entanto, se uma pessoa sofre de astigmatismo combinado a outra ametropia qualquer, sua lente será esférico-cilíndrica.
QUANTO AO CAMPO DE VISÃO
Refere-se ao número de distâncias focais queuma lente pode ter, ou seja, quantos campos de visão que ela pode possuir. As lentes oftálmicas se dividem em lentes simples (ou monofocais) e lentes compostas (ou multifocais).
MONOFOCAIS
As lentes de visão simples são aquelas que se destinam a um só campo de visão.
Bifocais:
São lentes com dois campos de visão, sendo um para longe e outro para perto, separados por uma linha divisóriavisível. São usados por pessoas que possuem presbiopia (falta de visão para perto).



Multifocais Progressivas: 
São lentes com múltiplos campos de visão, isto é: para longe, para perto e também para meia distância, porém não apresentando nenhuma linha divisória, dando muito mais conforto ao usuário.
ALGUNS TIPOS DE LENTES

Lentes tóricas: São lentes com curvas mais acentuadas, sempre possuindoduas forças focais, uma esférica e uma cilíndrica.(grosso modo significam lentes cilíndricas).

Lentes base flat: São lentes com uma das curvas plana.

Lentes asféricas: lente que aumenta o campo de visão nítida, na sua periferia, reduzindo o astigmatismo marginal e sua asfericidade geométrica ajuda a reduzir a espessura central da lente e com isso diminui o efeito olho de boi.

Termoasfericidade:

No design atual das lentes são três os tipos de asfericidades empregadas. 

1. Asfericidade ótica, para produzir lentes mais planas.
2. Asfericidade geométrica, para diminuir a espessura das lentes.
3. Asfericidade progressiva, para produção de mudanças de grau na superfície da lente. 

• Lentes Omega índice 1.502: são asféricas e indicadas para compensação de afacia, paraoperados de catarata a moda antiga.

• Resina índice 1.530: hiperlight trivex asférica 

• Tipos de lentes asféricas médio e alto índice: hyperal ormex 1.560, sola light 1.560, 1.600 positivo1.670 positivo. Uma das principais vantagens das lentes asféricas é proporcionar a diminuição das espessuras centrais e automaticamente a espessura de periférica e de bordas. Com isso termos lentes mais leves,mais finas, e quanto menor a espessura central menor ficará o tamanho dos olhos.

• Lentes negativas NPU 1.700 bi-asférica.






Como funciona o microscópio óptico
A intensidade da luz pode ser regulada directamente através do reóstato que actua na própria fonte luminosa ou indirectamente através do condensador e do diafragma: a intensidade aumenta de se subir o condensador e abrir odiafragma e diminui se se descer o condensador e fechar o diafragma.
A ampliação – número de vezes que a imagem é aumentada em relação ao objecto real – é função conjunta do poder de ampliação da objectiva e ocular utilizadas. A ampliação total é o produto da ampliação da objectiva pela ampliação da ocular (exemplo, ampliação da ocular 10x, ampliação da objectiva 20x, ampliação total é 10 x 20 =200x.
A imagem observada depende também do poder de resolução, isto é, a capacidade que as lentes têm de discriminar objectos muito próximos. O poder de resolução depende do comprimento de onda da luz utilizada, e o seu valor teórico para um microscópio óptico é de cerca de 0,2 µm – ou seja, dois objectos têm de estar pelo menos a uma distância um do outro de 0,2 µm para poderem ser discriminados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica aplicada
  • fisica aplicada
  • Fisica aplicada
  • Física aplicada
  • fisica aplicada
  • fisica aplicada
  • fisica aplicada
  • Fisica aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!