filosofia

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2015
DISCIPLINA ONLINE
FILOSOFIA E CIDADANIA
EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM: Gabarito do TEMA 3


01 – Esta aparente contradição se resolve quando compreendemos que obedecer cegamente leis morais, muitas vezes, por medo e submissão, não revela um sujeito ético. Ser ético é ter consciência dos valores que orientam os comportamentos humanos e assumi-los de forma lúcida e comprometida com a harmonização darealidade circundante. De acordo com a distinção feita, a ética é reflexiva e a moral é normativa. Um acúmulo de normas às quais se submete uma massa humana somente por medo dos controles e punições aversivas não revela um adequado nível ético de um povo. Portanto, é preciso promover a ética que ilumina a moral e ambas se constituem na base do exercício da cidadania, isto é, a prática de homens emulheres conscientes dos valores éticos e morais que pautam seus comportamentos.

02 – Alguém que entender ser o acúmulo de bens materiais a única garantia de realização e de felicidade, com certeza, haverá de conhecer frustrações e insatisfações humanas de toda ordem. Um ser humano somente será feliz se ele se desenvolver do ponto vista material, social, espiritual, emocional, ético, estético,etc. Isto quer dizer que o ser humano é essencialmente pluridimensional em seu processo de realização. Somente no desenvolvimento equitativo de todas os seus potenciais ele poderá conhecer a sua integralidade e que o satisfará plenamente.

03 – Um cidadão haverá de se manifestar através de sua consciência expressa em compromissos de solidariedade, justiça e equidade. Todos esses valores haverãode se revelar em ações concretas e transformadoras da realidade circundante. A cidadania é a prática cotidiana de quem se preocupa e ocupa com o outro. É o sentido de alteridade, ou seja, a percepção de que ninguém é o primeiro, o único e o último habitante do planeta. Sentido de alteridade é a percepção de que todos os seres do universo constituem uma teia em profunda interação e que ainterdependência entre todos é total. Assumir esse compromisso do cuidado de tudo o que nos cerca é o fundamento da cidadania.

04 – A educação haverá de se transformar no grande instrumento de transformação social quando todos os envolvidos no processo educativo – educadores e educandos, tanto os agentes da educação formal, quanto da informal – assumirem seu compromisso histórico de forma consciente elúcida. Isto quer dizer que todos precisam perceber a ambigüidade do papel que desenvolvem, ou seja, que pode tanto formar, quanto deformar. A educação deforma quando transformar-se somente em instrumentos de reprodução de uma realidade de competição e de entredevoramento. A verdadeira e necessária educação transformadora sempre será uma educação libertadora, ou seja, que promova os valores da paz, dasolidariedade e do engajamento ético.

05 – C
06 – C
07 – D
08 – E
09 – E
10 – C
11 – A
12 – A











DISCIPLINA ONLINE
FILOSOFIA E CIDADANIA
EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM: Gabarito do TEMA 4

01 – Ser positivo e enfrentador significa assumir uma postura de quem tem consciência da realidade desafiadora que se apresenta e exatamente por esta razão reúne todas as suas forças físicas e mentais parasuperá-la. Isso significa ter esperança de que o mundo é transformável e certeza de que não existe problema sem solução. Sempre existirá um caminho para a superação dos obstáculos. Essa força interior é resultado do cultivo dos valores que alimentam e temperam uma personalidade sólida através de palavras, pensamentos e sentimentos de boa qualidade. Homens e mulheres que se posicionam de formapositiva e enfrentadora sempre farão a diferença em qualquer situação individual ou coletiva. O fatalismo de quem sempre parte do princípio de que nada poderá ser feito por estar tudo perdido constitui-se em uma postura destrutiva e imobilizadora. Uma postura esperançosa e que se manifesta no enfrentamento sempre apontará para o avanço que resultará em resultados desejados e positivos.

02 – O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!