Filosofia

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de educação básica e profissional
Colégio Técnico

Nome: Lucas Ferreira Neves
Data: 25/02/2015

O texto “Para que Filosofia?” tem uma introdução com baseem situações cotidianas como comparações, afirmações e entre outras coisas que fazemos. Essas atitudes às vezes promovem discordâncias. Através dessas situações o texto nos mostra que parainteragirmos com o mundo temos que acreditar em certas afirmações. Nessa parte do texto o autor coloca a crença como peça fundamental para nossas atitudes.
A segunda parte do texto trata da “atitude filosófica”.Nesse trecho o autor critica as perguntas que fazemos ao substitui essas perguntas por perguntas que questionam os fundamentos de nossas crenças, é essa a atitude que o autor considera como “atitudefilosófica”. A atitude filosófica possui partes positivas e negativas e a junção dessas duas faces constitui o que chamamos de atitude crítica.
O autor também critica o pensamento das pessoas emrelação a utilidade da filosofia. Muitas pessoas acham que a filosofia não serve para nada porque ela não tem uma finalidade prática imediata na vida das pessoas. Por fim o autor coloca a filosofia como umaciência necessária para o entendimento da razão humana, estudando nossas paixões, vícios e atitudes.
O autor trata também de um termo conhecido como “reflexão filosófica”. Ele afirma que a reflexãofilosófica interage com o pensamento questionando a capacidade e a finalidade humana. O autor afirma ainda que essas indagações filosóficas acontecem de modo sistemático, trabalhando com precisão erigorosidade.
A filosofia possui várias definições dentre elas a visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura. Outra definição seria a sabedoria de vida, as ações das pessoas, asabedoria interior. A terceira definição indica que a filosofia estabelece um esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, aprofundando-se em aspectos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!