filosofia

Páginas: 4 (916 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
2- Passagem para a Índia
Desde o início do século XVII, a Companhia das índias Orientais inglesa atuava no comércio da Índia e da China. A companhia que supria o mercado de chá chinês e os tecidosde algodão indianos.
Napoleão Bonaparte lançou-se sobre o Egito, os britânicos se sentiram ameaçados em suas possessões comerciais na Ásia, e reforçaram ainda mais a ocupação militar.
No início doséculo XIX, a política de domínio inglês tomou uma forma mais agressiva. Em 1813, a Coroa inglesa aboliu o monopólio que a Companhia possuía nas Índias, e um número cada vez maior de negociantes teveacesso à região. Com o apoio da Coroa e do Exército, os britânicos derrotaram os ainda livres Estados da Índia Central.
O domínio britânico baseava-se no poder do exército de sipaios (soldados indianostreinados por métodos ingleses) e no apoio de príncipes e de grandes proprietários rurais nativos, que mantinham seu poder sobre o resto da população.
A Revolução Industrial inglesa, por sua vez,inverteu a rota de comércio: o algodão indiano passou a ser exportado para a Inglaterra, e os tecidos de algodão ingleses (produzidos em larga escala, portanto mais baratos) acabou por destruir aprodução local.

A Revolta dos Sipaios e o vice-reinado britânico da Índia

A partir da década de 1830, a Coroa britânica permitiu a ida de missionários para a Índia. Foi o início da ocidentalização daÍndia. Em 1835, o ensino de inglês, passou a ser obrigatório em todas as escolas. Para agravar a situação, a política expansionista culminou com a chamada doutrina da prescrição ou doutrina da vacância,de 1848: todo Estado indiano cujo soberano morresse sem sucessor seria anexado às possessões britânicas.
Essa ocidentalização e a doutrina de prescrição levaram, em 1857, à revolta do exércitoprofissional dos sipaios, chefiados por poderosos proprietários rurais. O estopim da revolta foi a obrigatoriedade do uso, pelo exército, de cartuchos que continham em seu exterior gordura de vaca ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!