filosofia

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013




A educação é um processo que faz parte da vida dos seres humanos e é muito importante para manutenção da espécie pois além de possuirmos uma memória genética temos também uma memóriacultural que deve ser passada aos novos membros do grupo, inserindo eles no fluxo de sua cultura. Antigamente esse processo era dado somente através da imitação dos adultos pelos jovens, mas com o aumentoda complexidade dos agrupamentos sociais foi se desenvolvendo práticas sistemáticas e intencionais de educação com o surgimento das escolas, não deixando de existir o processo de educação informal.Esse compartilhamento subjetivamente vivenciado de sentido e valores é na maioria das vezes implícito nos padrões comportamentais do grupo sendo inconsciente para os indivíduos envolvidos.
O existirdos homens está ligado objetivamente ao mundo material (natureza física) e social (cultura e sociedade), e também a vivência subjetiva (sentimentos, sensibilidades, consciência, memória, imaginação)formando assim o processo de subjetivação na qual as pessoas constituem e vivenciam a sua própria subjetividade com a percepção de valores e a intelecção lógica. Com isso podem atribuir significaçõesaos dados e situações de sua experiência do real sempre de forma plurivalente e as vezes equívocos.
A educação é uma prática marcada por intenção interventiva para mudar situações individuais ousociais previamente dadas, implicando em uma eficácia construtiva, em uma necessária historicidade e num contexto social. Esse caráter práxico da educação não se fará de maneira técnica, pois é servindode seus elementos de subjetividade que ela prepara para o mundo do trabalho e para a vida social. A produção de conceitos e a vivência de valores são referências básicas para essa intencionalização doagir humano, e o conhecimento é a ferramenta para dar referências a condução de sua existência histórica que se faz necessária para a prática produtiva, para a política e prática cultural, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!