Filosofia Ensino Infantil

Páginas: 10 (2420 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
CURSO DE EXTENSÃO PROEX PEDAGOGIA




MÔNICA VALÉRIA SILVA DOS SANTOS





LEITURA E COMPEENSÃO DE TEXTO















Itaquitinga - PE
2015
MÔNICA VALÉRIA SILVA DOS SANTOS






LEITURA E COMPEENSÃO DE TEXTO







Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de __________________ no curso de Extensão Proex/ Pedagogia da Faculdadede Desenvolvimento e Integração Regional. Sob orientação da professora: ___________________.









Itaquitinga-PE
2015
SUMÁRIO

1. Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .04
2. Leitura e Compreensão de Textos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .05
3. Considerações . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07
4. Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .08



























1 INTRODUÇÃO

De acordo com a opinião da alguns autores, o indivíduo que lê pouco apresenta dificuldades nos níveis de compreensão textual (análise sintática, semântica e interpretativa do texto). Combase nisso, o objetivo desta pesquisa é abordar sobre a importância da leitura e o seu papel para que a pessoa obtenha uma melhor compreensão linguística.
À medida que lemos, formamos diferentes interpretações a partir de um mesmo conteúdo. Isso se dá devido ao fato de que cada leitor tem experiência de vida e conhecimento prévio díspares, que acrescentarão ideias ao texto.
Desenvolvendo aleitura, o indivíduo terá maior facilidade para compreender e reconstruir o sentido do texto, de acordo com seu conhecimento pessoal. Pode-se afirmar isso com base em teóricos que defendem que a leitura é o processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita. Em suma, é importante que tenhamos consciência de que fazer do ato de ler um hábito nos auxiliará no desenvolvimento de nossa compreensãotextual, e esta pesquisa, justificadamente, terá como ideal frisar essa importância.















2. LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO
Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um  leitor autônomo. Portanto, o candidato deve compreender os níveis estruturais da língua por meio da lógica, além de necessitar de um bom léxico internalizado.
As frasesproduzem significados diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. Torna-se, assim, necessário sempre fazer um confronto entre todas as partes que compõem o texto.
Além disso, é fundamental apreender as informações apresentadas por trás do texto e as inferências a que ele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideológica do autor diante deuma temática qualquer.
Denotação e Conotação
Sabe-se que não há associação necessária entre significante (expressão gráfica, palavra) e significado, por esta ligação representar uma convenção. É baseado neste conceito de signo linguístico (significante + significado) que se constroem as noções de denotação e conotação.
O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, ochamado sentido verdadeiro, real. Já o uso conotativo das palavras é a atribuição de um sentido figurado, fantasioso e que, para sua compreensão, depende do contexto. Sendo assim, estabelece-se, numa determinada construção frasal, uma nova relação entre significante e significado.
Os textos literários exploram bastante as construções de base conotativa, numa tentativa de extrapolar o espaço do texto eprovocar reações diferenciadas em seus leitores.
Ainda com base no signo linguístico, encontra-se o conceito de polissemia (que tem muitas significações).
Algumas palavras, dependendo do contexto, assumem múltiplos significados, como, por exemplo, a palavra ponto: ponto de ônibus, ponto de vista, ponto final, ponto de cruz. Neste caso, não se está atribuindo um sentido fantasioso à palavra ponto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino da filosofia e filosofia do ensino médio
  • Ensino Infantil
  • ENSINO INFANTIL
  • O ensino de filosofia no ensino médio
  • o ensino de filosofia
  • O ensino da filosofia
  • A filosofia e seu ensino
  • Filosofia no ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!