FILOSOFIA ÉTICA (ESTUDOS DA MORAL)

Páginas: 12 (2867 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
5 – A Ética ou Filosofia Moral:

· Fazemos constantemente juízos de valor.

· Ex: Esta caneta é ruim porque falha muito.

· Valores são herdados – Na realidade descobrimos um conteúdo que mobiliza nossa atração ou repulsa.

· Conforme atendemos ou transgredimos certos padrões, nossos comportamentos são avaliados como bons ou maus = recebemosrecriminações (sanções) ou elogios (recompensas). Também sentimos alegrias ou remorsos por causa de nossos atos. Ex: Olhar coercitivo da mãe, prisão penal, etc.

· Dentre os vários tipos de valores, consideremos apenas os valores éticos.

· A ética ou filosofia moral é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito dos fundamentos da vida moral.

· O que é o bem eo mal?

· Vai depender se o fundamento da moral estiver na ordem cósmica, na vontade de Deus ou em nenhuma ordem exterior à própria consciência humana.

· Há uma hierarquia de valores? Se houver o bem supremo é a felicidade? É o prazer? É a utilidade?

· Os valores são essências? Têm um conteúdo determinado, universal, válido em todos os tempos e lugares? Ou, aocontrário, são relativos? Ou, ainda, haveria possibilidade de superação dessas duas posições contraditórias?




5.1 – Caráter histórico e social da moral:

· Moral = conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos na sociedade. Há uma moral constituída exterior e anterior ao indivíduo, que orienta seu comportamento por meio de normas.

· Em função daadequação ou não à norma estabelecida, o ato será considerado moral ou imoral. É de tal importância a existência do mundo moral, que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras.

· O antropólogo francês Lévi-Strauss, analisando os povos primitivos, mostra como a passagem do reino animal ao reino humano, ou seja, a passagem da natureza à cultura, é produzida pelainstauração da lei, por meio da proibição do incesto.

· Estabeleceu-se as relações de parentesco e de alianças sobre os quais se constrói o mundo humano.

· O homem a fim de garantir sua sobrevivência submete a natureza por meio do trabalho coletivo garantido pela concordância moral.

· Comportamento – varia em tempo e lugar conforme as exigências das condições nasquais os homens se organizam principalmente quando diante das alterações de produção que exigem modificação das normas.

· Exemplo: A idade Média se caracterizava pelo regime feudal e baseava-se numa rígida hierarquia de Suseranos, Vassalos e Servos. O trabalho era garantido pelos Servos, possibilitando aos nobres uma vida de ócio e de guerra = deriva daí a moral cavalheiresca compressuposição de uma superioridade dos nobres sobre os plebeus = exaltação da virtude, da coragem, da lealdade e da fidelidade que sustentavam o sistema.

· Em contraposição, o trabalho era desvalorizado e restrito aos servos até o aparecimento da burguesia que estabeleceu novas relações de trabalho, fazendo surgir a valorização do trabalho e a crítica à ociosidade.




5.2 – Caráterpessoal da moral:

· À medida que os grupos primitivos abandonam a abrangência da consciência mítica, inicia-se um maior questionamento racional. O mesmo acontece com a criança quando se aproxima da adolescência, desenvolvendo o pensamento abstrato e a reflexão crítica colocando em questão todos os valores herdados.

· O aumento do grau de consciência e de liberdade aumentatambém a responsabilidade pessoal no comportamento moral.

· Surge uma contradição angustiante: O conjunto de regas + Aceitação consciente e fervorosa das normas. Um ato só é propriamente moral se passar pelo crivo da aceitação pessoal da norma. À exterioridade da moral contrapõe-se a necessidade interior.

· As normas com um tempo tornam-se obsoletas e contraditórias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia Moral : Ética e Moral
  • Conceitos ética na filosofia e moral
  • Filosofia etica e moral
  • trabalho de filosofia etica e moral
  • Trabalho filosofia
  • ética da filosofia moral
  • Apostila de Ética ou Filosofia moral
  • Filosofia etica e moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!