etica e funtamentaçao na profissao de um caontabilista

2972 palavras 12 páginas
A ATITUDE ÉTICA NA PRÁTICA DA PROFISSÃO CONTABILISTA

RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo revelar a importância da ética no exercício da Profissão do Contabilista, bem como a importância da ética para a sociedade, especialmente nos meios empresariais. Descrevendo o conceito filosófico de Ética do Profissional Contabilista, bem como questões éticas no exercício da profissão e da ética individual que rege o comportamento humano. A pesquisa assumiu um caráter explicativo, na medida em que “visou esclarecer quais fatores contribuíram para a ocorrência de determinado fenômeno, justificando os motivos.” (VER GARA,2004, p.58).
A pesquisa bibliográfica tem por finalidade, conhecer as diferentes formas de contribuições científicas que se realizam sobre determinado assunto ou fenômeno. Normalmente é realizada nas bibliotecas particulares e privadas, nas faculdades e universidades e naqueles acervos que fazem parte dos catálogos coletivos nas bibliotecas virtuais. (FERRÃO, 2003, p.61).
Dentre os referenciais teóricos utilizados, fica evidenciada a obra de Aristóteles Ética a Nicômaco, que se caracteriza por ser precursora no estudo da ética e por ainda hoje atender a necessidade da ética em um mundo globalizado.
Palavras-chave:
Contabilidade; Ética; Filosofia.
INTRODUÇÃO
A palavra ética deriva da palavra grega ethos, que significa costume ou modo de ser. No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética esta associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Ética éum conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica. E uma reflexão sobre a moral. Foi Aristóteles o primeiro filósofo que se preocupou com estudos relacionadosa ética.Esse conhecido estudioso da

Relacionados