filosofando

Páginas: 4 (931 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1- Escreva com suas palavras qual foi a conclusão de Flávia Piovesan sobre os 75 casos de violação de Direitos Humanos que foram levados a Comissão Internacional de Direitos Humanos (CIDH)
2-Explique qual a importância do conceito de prudência para os gregos
3- Sob que aspecto o conceito de prudência adquiriu outras nuanças na Idade Média ?
4- O que mudou no conceito de poder, a partir damodernidade ?
5- Qual foi a importância dos códigos do século XIX ?
6- Em 10 de Dezembro de 2008, foram comemorados os 60 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Como vocêinterpreta a imagem do pôster de comemoração? O que significa a frase temática: “Iguais na diferença”?
7- Escreva uma dissertação com argumentos que justifiquem seu ponto de vista sobre o tema:“Direitos humanos são ‘direitos de bandidos’?”
8- (UEL-PR) Leia o texto a seguir:
“Os Direitos Humanos têm um pressuposto que é o de reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é tambémpara o próximo. Reconhecer esse postulado nos leva a outras dificuldades: definir quais bens materiais e simbólicos são indispensáveis a nós e aos outros, ou ainda, a todos os seres humanos [...] Adistinção entre ‘bens compreensíveis’, como os cosméticos, os enfeites, roupas extras, e bens incompreensíveis, como o alimento, a casa, a roupa, não é suficiente para criarmos critérios sobre quaisdireitos são essenciais. Poderíamos ampliar o entendimento dos bens incompreensíveis que não seriam apenas aqueles que asseguram a sobrevivência física em níveis decentes, mas também garantem a integridadeespiritual. Desse modo, seriam bens incompreensíveis a alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a liberdade individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão, e,também, o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à literatura.” (Antonio Candido. Direitos Humanos e literatura...)
Com base no texto, assinale a alternativa em que o verso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofando
  • fILOSOFANDO
  • Filosofando
  • Filosofando
  • Filosofando
  • Filosofando
  • filosofando
  • Filosofando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!