Filofia morerna

1145 palavras 5 páginas
Relevo Brasileiro

O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. Subdividindo-se em:
- Planaltos: superfícies com elevação e aplainadas;
- Planícies: superfícies relativamente planas;
- Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar;
- Depressão Relativa – fica acima do nível do mar;
- Montanhas – elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras;

Para chegarmos às definições atuais sobre o relevo Brasileiro, três geógrafos se destacaram com seus trabalhos, e elaboram pesquisas que serviram de base uns para os outros, são eles: Aroldo Azevedo, Aziz Ab´Sáber e Jurandir Ross, na ordem cronológica, respectivamente. Vamos ver as classificações de cada um, na ordem posta.

° Aroldo de Azevedo – Foi elaborada em 1940, sendo a primeira divisão do relevo Brasileiro. Aroldo levou em conta principalmente as diferenças de altitude. Desse modo, as planícies foram classificadas como as partes do relevo relativamente planas com altitudes inferiores a 200 metros. Por sua vez, os planaltos foram considerados as formas de relevo levemente onduladas. Ficando 49% de toda a superfície do país sendo Planaltos e, 51% de Planícies.

Dividiu o Brasil em quatro tipos de Planaltos e quatro tipos de planícies, são elas:

Planaltos:

a) Planalto das Guinas - Localiza-se ao Norte da Planície Amazônica e prolonga-se até à Venezuela e às Guianas. É formado basicamente por terrenos cristalinos sendo rico em minerais metálicos.

b) Planalto Central - Está localizada bem no centro do país, região que faz fronteira com todas as regiões brasileiras. É formada por terras planas, intercaladas por chapadas e alguns vales e sua vegetação e formada pelo cerrado.

c) Planalto Atlântico - Ocupa o litoral, relevo acidentado, principais serras: Mantiqueira e do Mar. Formado de rochas cristalinas é rico em minerais metálicos.

d) Planalto

Relacionados