Renascimento VS. Barroco

Páginas: 7 (1656 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
IAGO NUNES FASSBENDER
JÚNIA MARINA SOARES DE QUEIROZ




 








RENASCIMENTO VS. BARROCO
 















 











UBERABA – MG
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
IAGO NUNES FASSBENDER
JÚNIA MARINA SOARES DE QUEIROZ





 









RENASCIMENTO VS. BARROCO






Trabalho apresentado a Universidadede Uberaba da disciplina História da Arte do 1º Período do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda

Orientador: Prof. Cassia
 
 












UBERABA – MG
2014

SUMÁRIO



1. RENASCIMENTO VS. BARROCO…………...………………………………………… 3
1.1. O RENASCIMENTO E SEUS ARTISTAS…………....……………………………… 3
1.2. O BARROCO E SEUSARTISTAS…………....……………………...........………… 7
2. DOCUMENTÁRIO POWER OF ART: CARAVAGGIO (BBC – 2006).......................11
3. REFERÊNCIAS.........................................................................................................13









































1. RENASCIMENTO VS. BARROCO
1.1. O RENASCIMENTO E SEUS ARTISTAS

O renascimento (século XV e XVI) um estilo frio e estático, teve comoberço Itália, baseou-se no classicismo (antiguidade clássica), sem o copiar, reinterpretando-o numa compreensão humanista, racionalista e naturalista.
Deus deixou de ser o centro do universo. Valorizava-se o antropocentrismo, uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem- "o Homem no centro das atenções".
Na Escultura procurava-se a articulação de uma lógica racional e proporções rigorosas – canones. Na pintura procuraram um método preciso de medidas, criaram novas fórmulas para as perspectivas. Na arquitetura as colunas tomaram o lugar dos pilares. A palavra de ordem na arquitetura passa a ser ‘rigor’, dando valores exatos às medidas principais dos edifícios. Aarquitetura abandona o linearismo gótico e recupera o arco redondo e a cúpula.

Os nomes significativos foram:

Donatello – Donato di Niccoló di Betto Bardi, chamado Donatello (Florença, c.1386 - 13 de dezembro de 1466) foi um escultor renascentista italiano. Trabalhou em Florença, Prato, Siena e Pádua, recorrendo a várias técnicas para a confecção de esculturas em baixo-relevo (tuttotondo,stiacciato) com o uso de materiais diversos (mármore, bronze, madeira).


Estátua equestre do Gattamelata, em Pádua.

Leone Alberti - Leon Battista Alberti (Génova, 18 de Fevereiro de 1404 — Roma, 20 de Abril de 1472) foi um arquiteto, teórico de arte e humanista italiano. Ao estilo do ideal renascentista, foi filósofo da arquitetura e do urbanismo, pintor, músico e escultor. Sua vida édescrita em Vite, de Giorgio Vasari. Personificou o ideal renascentista do «uomo universale», ou seja, o letrado humanista capaz em numerosos campos de atividade.


Santa Maria Novella – Fachada completada em 1470

Botticelli - Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, ou Sandro Botticelli (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510), estudou na Escola Florentina do Renascimento.Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias revelariam ainda umexpressionismo trágico, de agitação visionária, fruto certamente da pregação de Savonarola.

O Nascimento de Vênus. Têmpera sobre madeira, Galleria degli Uffizi, Florença

Leonardo da Vinci - Leonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 14522 — Amboise, 2 de maio de 1519), foi um polímata italiano, uma das figuras mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco e Renascimento
  • Renascimento e barroco
  • renascimento barroco
  • Renascimento e barroco
  • barroco e renascimento
  • Renascimento x Barroco
  • Renascimento, maneirismo e barroco italiano
  • Aula de Renascimento e Barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!