Filisofia Direito

Páginas: 16 (3966 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A Importância da Filosofia no Direito
O Direito surgiu da necessidade das sociedades estabelecerem normas, que desde então, objetivava solucionar os conflitos ou dificuldades que emergiam. Acontece porém, que as normas estabelecidas há dois mil anos ou mais, se diferem totalmente das leis atualmente em vigor.
Portanto, podemos dizer que Direito é um fenômeno histórico-social, suscetível amudan ças com o passar do tempo.
A Filosofia surgiu da necessidade do homem compreender tudo e esclarece acerca da Justiça, o fundamento do Direito, o Homem, a Sociedade e o Direito em si. Daí as questões da Filosofia do Direito: "O que é Direito?, Em que se fundamenta ou se legitima o Direito?, Qual o sentido da História do Direito?"
A filosofia do direito proporciona condições para que o direito,seja analisado de forma diversa dos apresentados pelos Códigos e doutrinas, não se restringindo a ordem lógica ou técnica do Direito, mas sim a questionar os valores éticos, históricos e sociais do mesmo.
Ademais, não podemos eliminar as possíveis relações existentes no campo da compreensão do direito e da filosofia.
Pois, tanto os mecanismos do direito que regulam os direitos individuais ecoletivos do cidadão, quanto conhecimento racional da verdade e do próprio fenômeno jurídico são essenciais na vida dos sujeitos em sociedade. A contribuição da filosofia do Direito para o Direito é de fundamental importância, tanto que este tema vem sido discutido em todas as faculdades de Direito.
No dizer de Paulo Nader, a ciência do direito é indispensável à iniciação, ao desenvolvimento e aoaprofundamento do saber jurídico.
À iniciação, porque a disciplina é responsável pela elaboração do conceito do direito e abordagem de temas satélites, de cuja compreensão depende o raciocínio jurídico, ao desenvolvimento, pois que a assimilação dos institutos jurídicos não pode dispensar a apreciação crítica, sob pena de subserviência ao dogmatismo positivista, ao aprofundamento, de vez que ojurista não deve fixar-se na dimensão imediatista da lei, mas perquirir sempre, na reflexão metódica, a razão última das normas jurídicas e sua conexão com a ordem natural das coisas.
A filosofia no direito possui a finalidade de reunir idéias sobre as realidades jurídicas, manifestando diferentes pensamentos sobre diversos assuntos. O homem detém o livre-arbítrio, mas a filosofia impõe-se na suaconsciência, fazendo-o refletir para o bem do livre julgamento.
O verdadeiro jurista, informado por princípios filosóficos que lhe abrem perspectivas inesperadas, aprende a situar os problemas dentro de uma sistemática rígida, dando-lhe, soluções racionais e científicas, e, não raro, descortinando ângulos insuspeitados pela técnica simples, aplicada à resolução dos casos diários. "A filosofia,principalmente no campo da lógica e da ética, bem como axiologia, abre novos horizontes a quem investiga os vários ramos do direito".
Como toda filosofia, a auto-reflexão sobre o direito, sem limitações de pensamento, decorrerá no "saber". Saber que põe em prova o conhecimento sobre a justiça, mas que não obtém soluções definitivas. O valor da filosofia está nas perguntas, pois ela desperta a dúvida,quebrando o gelo que encobre a realidade jurídica e desperta novos horizontes, novas perspectivas sobre o direito.
No mundo jurídico, em que as cogitações giram entorno do bem cultural máximo, que é o direito, indispensável o preparo profundo e integral do jurista.
O mundo jurídico está envolto em normas jurídicas, universo construído de valores que só podem ser compreendidos e interpretados pelopesquisador solidamente preparado. Podemos dizer que a filosofia aplicada ao direito consiste no seu conceito e, implicações lógicas e por um aprofundamento de seus critérios de interpretação.
Sólida
A Filosofia do Direito é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Ela pode ser definida como o conjunto de respostas à pergunta “o que é o direito?”, ou ainda como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filisofia
  • filisofia
  • O que é filisofia
  • filisofia
  • FILISOFIA
  • FILISOFIA
  • filisofia
  • Filisofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!