Figueiredo

Páginas: 23 (5678 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
Sumário




1 introdução

Este trabalho visa demonstrar a biografia de João Baptista de Oliveira Figueiredo, os aspectos políticos e os aspectos econômicos do seu governo de 1979 a 1985.
Percebe-se que seu governo passou por muitas dificuldades, dentre elas: crises econômicas, greves, revoltas, atentados, movimentos, aumento da dívida externa e da inflação, etc.
Um dos aspectospositivos do seu governo foi a abertura política, provocando revoltas militares, mas acabou sendo o último regime militar do país, Figueiredo já previa que iria ser sucedido por um civil; outro aspecto positivo seria a Lei da Anistia que pôs fim à tortura, à prisão e ao exílio dos opositores. Além disso, o bipartidarismo teve seu fim que dividiu o partido da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e oMovimento Democrático Brasileiro (MDB) em mais partidos para não haver mais desgaste na base de sustentação política do regime.



















2 Biografia: João Baptista de Oliveira Figueiredo

João Baptista de Oliveira Figueiredo (1918 - 1999) nasceu no dia 15 de janeiro de 1918, no bairro de São Cristóvão na cidade do Rio de Janeiro. Filho do General Euclides de OliveiraFigueiredo e Valentina Figueiredo, mudou-se com a família para o Rio Grande do Sul e, aos cinco anos já estava matriculado no Colégio Santa Terezinha das irmãs espanholas. Depois foi para o Colégio Nilo Peçanha, ocasião em que seu pai foi transferido para Alegrete como Comandante da Segunda Divisão de Cavalaria. João Figueiredo deixou o colégio e prosseguiu seus estudos em casa. Em 1927, matriculou-secomo interno no Colégio Marista e dois anos mais tarde obteve o primeiro lugar num concurso para o Colégio Militar.
Figueiredo liderou o Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas do Rio de Janeiro que, transferido para Brasília, continuou com o seu comando militar até abril de 1969. Nessa época ele já tinha sido promovido a General de Brigada e foi Chefe do Estado Maior do III Exército, edepois foi indicado como Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, pelo presidente Médici. Passou a ser Ministro de Estado em 1974 e, logo em seguida, em 31 de julho de 1974 foi promovido a General de Divisão pelo presidente Geisel.
Em abril de 1978, Figueiredo foi promovido a General do Exército, e assim permaneceu até ser indicado pelo então presidente Geisel para assumir a presidência.Em dezembro do mesmo ano, foi eleito por eleição indireta pelo Colégio Eleitoral com 355 votos, vencendo o general Euler Bentes Monteiro que obteve 266 votos. Como presidente, Figueiredo prometeu desenvolver o processo de democratização do país, sendo o último presidente militar no Brasil.
O presidente Figueiredo faleceu de insuficiência renal e cardíaca, em dezembro de 1999, em seu apartamentono bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro.


2.1 Famosas frases de Figueiredo

• “O difícil faz-se logo o impossível demora um pouco”.
• Em resposta a um menino que perguntou o que ele faria se recebesse salário mínimo “Eu dava um tiro na cuca”.
• Sobre a abertura política: “É para abrir mesmo. Quem quiser que não abra, eu prendo e arrebento”.
• Sobre a campanha das diretas: “Um povo quenão sabe nem escovar os dentes não está preparado para votar”.
• “Todo povo é uma besta que se deixa levar pelo cabresto”.
• Sobre a realidade econômica do país: “Sei que o país é essencialmente agrícola. Afinal, posso ser ignorante, mas não tanto”.
• “Prefiro cheiro de cavalo a cheiro de povo”.
• Sobre as peculiaridades do Rio Grande do Sul: “Durante muito tempo o gaúcho foi gigolô de vaca”.3 A História do Governo do presidente Figueiredo

Em 15 de março de 1979, João Baptista de Oliveira Figueiredo e o seu vice Antônio Aureliano Chaves de Mendonça assumiram o governo. Seu programa previa a diminuição dos gastos públicos; a diminuição da taxa de inflação (40%); priorizava a agricultura; propunha descentralizar a administração; além de privatizar as empresas e serviços do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Figueiredo
  • Figueiredo
  • Jo O Figueiredo
  • Governo Figueiredo
  • Relatorio Figueiredo
  • Governo Figueiredo
  • Joao figueiredo
  • Presidente figueiredo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!