Figueiredo

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
ECONOMIA
Como presidente, discursou de forma marcante na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, criticando os altos juros impostos pelos países desenvolvidos Sua gestão ficou marcadapela grave crise econômica que assolou o Brasil e o mundo, com as altas taxas de juros internacionais, pelo segundo choque do petróleo em 1979, a disparada da inflação que passou de 45% ao mês para230% ao longo de seis anos, e com a dívida externa crescente no Brasil que pela primeira vez rompeu a marca dos 100 bilhões de dólares, o que levou o governo a recorrer ao Fundo MonetárioInternacional em 1982.
No entanto, em seu último ano de governo o país havia conseguido sair da recessão e o Produto Interno Bruto (PIB) atingido um crescimento superior a 7%. As contas externas também encontraramrelativo equilíbrio ao final de seu governo, com uma explosão das exportações e aumento da independência nacional do mercado externo, especialmente na área do petróleo.
Implementou, também, o programade incentivo à agricultura, que tinha como slogan "Plante que o João garante". Esse programa foi criado por Antônio Delfim Netto, então Ministro do Planejamento, e seu vice José Flávio Pécora. Muitospequenos agricultores quebraram por causa dos incentivos, que visavam modernizar a agricultura brasileira, Delfim Neto foi mais uma vez convocado para assumir o cargo de ministro da Fazenda. Parasuperar as mazelas econômicas herdadas, o novo ministro lançou o “III Plano Nacional de Desenvolvimento”. O pacote econômico acabou não surtindo efeito, pois nesse período a recessão da economia mundialbarrava a obtenção de novos empréstimos.
Em meio à crise econômica que assolava o país, diversos grupos políticos se mobilizaram em favor da aprovação da emenda “Dante de Oliveira”. Essa emendaestabelecia a realização de uma nova eleição presidencial direta para o ano de 1985. A emenda acabou não sendo aprovada e um novo plano de transição democrática acabou vigorando. Nas eleições de 1985, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Figueiredo
  • Jo O Figueiredo
  • Governo Figueiredo
  • Relatorio Figueiredo
  • Governo Figueiredo
  • Joao figueiredo
  • Presidente figueiredo
  • Joao figueiredo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!