Fichamentos

Páginas: 7 (1574 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
Texto: Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise. (1912)
Autor: Sigmund Freud. Vol. 12. Pag. 125-133.
No texto Freud faz referencia a técnica psicanalítica e como no seu ponto de vista o terapeuta deve utilizá-la para um melhor andamento do paciente.
A- Segundo ele a técnica é muito simples, consiste em manter a atenção suspensa ou flutuante, para que o analista não concentre suaatenção em um ponto especifico, deixando que outros sejam negligenciados. “O médico deve escutar e não se preocupar se esta se lembrando de alguma coisa”.
B- Não se deve tomar nota durante as sessões analíticas. Pelos mesmos motivos da 1º regra da atenção, alem do fato de que isso pode causar uma má impressão no paciente.
C- Freud não acreditava que se deveria tomar nota, mesmo que isso fosse parauma futura publicação ou comprovação científica.
D- “Não é bom trabalhar cientificamente num caso enquanto o tratamento ainda está continuando...”(Freud). “ A conduta correta para um analista reside em oscilar de uma atitude mental para outra, em evitar especulações ou meditação sobre os casos, enquanto eles estão em analise, e somente submeter o material obtido a um processo sintético depensamento após a analise ter sido concluída...”
E- A frieza emocional do analista cria condições vantajosas tanto para o médico como para o paciente.
F- O médico deve colocar-se em posição de fazer uso de tudo o que lhe é dito para fins de interpretação e identificar o material inconsciente oculto, sem substituir sua própria censura pela seleção que o paciente abriu mão... “Deve ajustar-se ao pacientecomo um receptor telefônico se ajusta ao microfone transmissor”. “Ele não pode tolerar quaisquer resistências em si próprio que ocultem de sua consciência o que foi percebido pelo inconsciente...” O analista não deve iniciar a psicanálise sem antes ter passado ele mesmo pelo processo psicanalítico.
G- O médico deve ser opaco aos seus pacientes e como um espelho, não mostrar-lhes nada exceto o quelhe é mostrado.
H- Não é aconselhável que o médico tente levar seu paciente a uma “perfeição da qual ele não está preparado para suportar”, A sublimação do instinto não é aconselhada em todos os tratamentos.
I- Não se deve determinar tarefas ao paciente, como também não se deve indicar livros ou escritos sobre Psicanálise para leitura sobre seus pacientes, inclusive de seus familiares.Texto: A Dinâmica da Transferência (1912)
Autor: Sigmund Freud. Vol. 12. Pag. 129-143
Para Freud cada indivíduo, através da ação combinada de sua disposição inata e das influências sofridas durante os primeiros anos, conseguiu um método próprio de conduzir-se na vida erótica, isto é, nas precondições para enamorar-se que estabelece nos instintos que satisfaz e nosobjetivos que determina a si mesmo no decurso daquela. Isso produz um clichê estereotípico (ou diversos deles), constantemente repetido, constantemente reimpresso, no decorrer da vida da pessoa, na medida em que as circunstâncias externas e a natureza dos objetos amorosos a ela acessíveis permitam, e que não é inteiramente incapaz de mudar, frente a experiências recentes. Somente uma parte dos impulsosque determinam o curso da vida erótica passou por todo o processo de desenvolvimento psíquico. Parte desses impulsos está dirigida para a realidade, acha-se à disposição da personalidade consciente e faz parte dela. Outra parte dos impulsos libidinais foi retida no curso do desenvolvimento; mantiveram-na afastada da personalidade consciente e da realidade ou foi impedida de expansão ulterior,exceto na fantasia, ou permaneceu totalmente no inconsciente, de maneira que é desconhecida pela consciência da personalidade. Se a necessidade que alguém tem de amar não é inteiramente satisfeita pela realidade, ele está fadado a aproximar-se de cada nova pessoa que encontra com idéias libidinais antecipadas; e é bastante provável que ambas as partes de sua libido, tanto a parte que é capaz de se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!