FICHAMENTO O TRIUNFO DO CORPO

Páginas: 8 (1962 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

COLEGIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
“MEDIDAS E AVALIAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA”
ALUNO
Diego Candido da Silva Santos
TURMA
4º B

FICHAMENTO

“O TRIUNFO DO CORPO”















PARIPIRANGA/2014-2

CREDENCIAIS DO AUTOR
EDVALDO SOUZA COUTO
Atualmente é professor Associado na Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Educação II. É um dos coordenadores do GEC: Grupo de pesquisa Educação,Comunicação e Tecnologias. Dentre outros, publicou os seguintes livros: "Transexualidade. O corpo em mutação" (GGB, 1999), "O homem-satélite. Estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica" (Unijui, 2000) e "Corpos voláteis, corpos perfeitos. Estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano" (Edufba, 2012). É co-organizador dos livros "Corpos mutantes. Ensaios sobre novas (d)eficiênciascorporais" (Edufrgs, 2007 e 2009) e "Walter Benjamin: formas de percepção estética na modernidade" (Quarteto, 2008) e "A vida no Orkut. Narrativas e aprendizagens nas redes sociais" (Edufba, 2010 e 2012), "Triunfos do corpo. Polêmicas contemporâneas", (Vozes, 2012) e "Cultura e comunicação visual", (Editora da ULBRA, 2013). possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela UniversidadeEstadual de Santa Cruz (1985), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e estágio de pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011).
SILVANA VILODRE GOELLNER
Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora emEducação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporte da Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e pós-graduação do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) no período 2006-2008. Coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo deEstudos sobre Esporte,Cultura e História. Compõe a coordenadoria do Núcleo da Rede CEDES na UFRGS. Ex-Editora da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ((2005-2007) e da Revista Movimento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
COUTO, Edvaldo Souza; GOELLNER, Silvana Vilodre. O Triunfo do Corpo: Polêmicas contemporâneas. Petrópolis. RJ: Vozes,2012.
1. RESUMO DA OBRA
No Triunfo do corpo é destacada a questão tecnológica destacando os avanços desde os últimos tempos trazendo ideia de corpos variados, individuais e coletivos. Estética, padrão de beleza, prazer, sexualidade também é abordado. A exigência de se ter sempre um corpo escultural, perfeito em plena forma, saúde e bem estar são pregados aqui pelos variados autores na medida em quevão aparecendo na obra. Visto ainda as mudanças tecnológicas da nossa época, o que se é feito com os corpo e o que se pode fazer com o auxílio de profissionais. Aspectos culturais, cultura do corpo, identidade corporal. Partindo da ideia de alguns paradigmas posto na obra, a sociedade aplica-se ao corpo o desconhecimento das dimensões pessoais, social e cultural de suas percepções sobre o corpo,que por sua vez, faz relação direta com processos sociais e culturais de um povo distinguindo assim o corpo e as relações entre os indivíduos de uma comunidade em um modo geral.
2. CITAÇÕES POR CAPÍTULO
CAPÍTULO I - INDIVIDUALIZAÇÃO DO CORPO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
“O homem não passa de uma informação dentre tantas” (p.24).
Somente o computador é um lugar infinitamente propício para abrigar oespírito, visto que o homem é uma criatura fisicamente imperfeita demais. Jamais é questão de aprimorar o gosto de viver, mas sempre se trata do argumento de autoridade da pobreza do enraizamento corporal num mundo neoliberal de rendimento, de eficácia, de competição, de velocidade, de comunicação, que é hoje largamente o nosso. (p.31).

CAPÍTULO II - CORPOS POLIFÔNICOS E TECNOLOGIAS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento: O culto e o Embelezamento do Corpo
  • Fichamento Concerto para Corpo e Alma
  • Fichamento mente-corpo
  • FICHAMENTO DO LIVRO TABU DO CORPO
  • Fichamento
  • FICHAMENTO A SOCIOLOGIA DO CORPO
  • Fichamento
  • Vigiar e Punir: O Corpo do Condenado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!