Everaldo Trabalho 1

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Partindo da leitura dos textos de Liana Carleial e de Diniz e Crocco, este trabalho tem como objetivo apresentar os pontos de vista dos autores sobre as questões de desenvolvimento regional no Brasil e enfatizar suas diferenças e complementações em certos pontos.
O texto de Dinis e Crocco traz para a discussão as bases teóricas e instrumentais da economia regional urbana. É apresentado oprimeiro marco teórico da política regional, que se inicia no pós 2ª Guerra Mundial, do qual fazem parte as crises simultâneas nos anos 70, a transição das estruturas políticas (novos paradigmas) e mudanças do padrão tecnológico. Nessa fase, destaca-se o Keynesianismo, modelo que defende a intervenção estatal na economia. A partir desse modelo, surgem teorias que acreditam que o desenvolvimento regionalnão podia ser garantindo pelas forças do mercado, tendo o Estado então papel fundamental na produção e no consumo para equilibrar a economia e promover esse desenvolvimento. Surge a ideia de que as desigualdade inter-regionais na época poderiam então ser resolvidas no âmbito econômico. Com esse foco voltado para a economia, o não desenvolvimento teórico relacionado aos aspectos institucionais,como cultura e hábitos, contribuem para que esse se tornasse um lado deficiente das políticas de desenvolvimento regional.
O segundo período a partir do anos 80, “anos dourados do capitalismo”, é marcado pelas grandes fases de crescimento e bem-estar social. Contudo, a partir da crise do petróleo e de uma instabilidade monetária, o Keynesianismo passa a ser questionado e busca-se uma retirada doEstado da economia e uma abertura comercial e financeira. A percepção de escala muda, ou seja, altera-se a noção do que é mundial.
O terceiro momento, que tem início nos anos 90 e persiste até hoje, é quando nota-se que é necessário capacitar as regiões para que elas possam competir nesse mercado que começa a ser globalizado e concorrido. A questão da escala é mais uma vez enfatizada (assim comoserá também apresentada no texto de Liana Carleial) e coloca-se agora os sistemas regionais de produção no contexto global. As políticas de desenvolvimento regional deixam de ser entendidas de forma exclusivamente local.

Analisando agora o texto de Liana Carleial, que contextualiza as questões apresentadas, é possível perceber, desde a introdução, que no Brasil não existe uma política dedesenvolvimento regional bem desenvolvida. O que acontece é uma política de crescimento regional, que se baseia muito no econômico e nada no social, dificultando assim a resolução do problema de disparidade das macrorregiões brasileiras. Nota-se, como a autora diz, uma “diagonal básica” que divide o território nacional, deixando clara a acentuada pobreza presente nas macrorregiões Norte e Nordeste emrelação ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste, regiões consideradas mais desenvolvidas, no sentido econômico e social (relação direta que o desenvolvimento tem com a questão da educação e o analfabetismo).
O não pensar nessas diferenças, agrava ainda mais o problema, pois os modelos de desenvolvimento até hoje feitos, acabam servindo como um “molde”, uma cartilha mundial, onde se tenta implanta-los em qualquerregião sem levar em consideração a diversidade existente nos locais. Não há como fazer cópias de modelos de desenvolvimento de políticas públicas para mudanças efetivas no quadro socioeconômico.
A autora fala sobre uma percepção que atualmente, devido a um novo quadro socioeconômico e político que passa a ser vivenciado, é possível se ter. Uma percepção da complexidade e das especificidades doBrasil e das falhas estruturais que acompanham o país na sua história. Esse seria o momento ideal para inovar as práticas institucionais para que, dessa forma, seja melhorado o desenvolvimento regional, como a autora sugere.
Liana Carleial insiste que é essencial que se proponha uma nova prática institucional, pois o projeto que existe, nacional, não é claro e, consequentemente, as políticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho everaldo 3 bimestre
  • Trabalho de Atuarial 1 Trabalho 1
  • Trabalho 1 Desafio 1 1
  • trabalho de analise 1 1
  • FOUCAULT 1 Trabalho 1
  • Trabalho no Matlab 1 1
  • 1 Trabalho Modulo 1
  • Trabalho 1 Desenv 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!