Fichamento - A natureza e as origens da sociologia

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
PROFESSOR: ABGNAEL
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
ALUNO: JOSÉ PEREIRA DAMASCENO NETO

Tema:
O Texto trata da importância, origens e surgimento da Sociologia como ciência no século XVIII e as diversas visões dos intelectuais da época que seaprofundaram nos estudos da sociologia.

Referência bibliográfica:
????

Ideias Importantes:
Segundo o texto, Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Estuda os símbolos culturais que os humanos usam para interagir e se organizar em sociedade, explora todas as estruturas que ditam a vida social, examina todos os processos e busca entender astransformações que esses processos provocam na cultura e estrutura social

Surgimento da Sociologia – Em virtude dos acontecimentos na Europa no século XVIII com a decadência do sistema feudal e o surgimento dos serviços autônomos levou à sociedade intelectual a pensar numa nova ciência, a Sociologia< desencadeada através do movimento ILUMINISMO ou SECULO DA LUZES levando o rompimento da influencia dareligião, da tradição do dogma no pensamento intelectual¸ agora, a ciência poderia pensar o mundo.

Auguste Comte (1798 – 1857)
Chamado de fundador da Sociologia, primeiramente denominou a nova disciplina dedicada ao estudo cientifico da sociedade de “FISICA SOCIAL” que estudaria a natureza fundamental do universo social, e mais tarde foi denominada de SOCIOLOGIA. Postulou a LEI DOS TRÊSESTADOS: Teológico, Metafisico e Positivo.
Teológico – Pensamento sobre o mundo é dominado pelas considerações do sobrenatural, religião e Deus;
Metafisico – Sobrenatural substituído pelo pensamento filosófico;
Positivo – a Ciência ou a observação cuidadosa dos fatos empíricos e o teste sistemático de teorias tornam-se modos dominantes para o acumulo de conhecimento.
Comte também postulou aHIERARQUIA DAS CIÊNCIAS, ou seja, as ciências eram ordenadas de acordo com sua complexidade e seu movimento no estado positivo.

Herbert Spencer (1820 – 1903)
Sociólogo inglês, foi o primeiro do século XIX a prosseguir com a Sociologia Cientifica. Os domínios do universo – físico, biológico e social, eram desenvolvidos sobre os mesmos princípios. A evolução da sociedade engloba o crescimento e acomplexidade que é gerenciada pela interdependência e pelo poder. Instituiu a teoria do FUNCIONALISMO, tudo que existe em uma sociedade contribui para o seu funcionamento equilibrado, de que tudo que nela existe em um sentido, um significado.

Émile Durkheim (1858 – 1917)
O que marca a contribuição de Durkheim à Sociologia é o seu reconhecimento de que os sistemas de símbolos culturais (valores,crenças, dogmas religiosos, ideologias, etc..) são uma base importante para a integração da sociedade. À medida que as sociedades se tornam complexas e heterogêneas, a natureza de símbolos culturais, a CONSCIÊNCIA COLETIVA muda, ou seja, a “cola” que mantém unida a sociedade é sustentada pelas interações concretas dos indivíduos.

Karl Marx (1818 – 1883)
Era reticente quanto à proposta de que aSociologia pudesse englobar leis gerais e externas como das ciências naturais. Para Marx, cada época histórica era construída em torno de um tipo especifico de produção econômica, organização de trabalho e controle de propriedade. A sociedade é determinada pelas RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, ou a natureza da produção e a organização do trabalho. Instituiu a “TEORIA DO CONFLITO” ou a “SOCIOLOGIA DOCONFLITO”, a analise deve se concentrar nas estruturas de desigualdade e nas combinações entre aqueles com poder, privilegio e bem-estar material, por um lado, e os menos poderosos, privilegiados e materialmente abastados, por outro lado.

Max Weber (1864 – 1920)
Weber como Marx duvidava de quaisquer alegações de que a Sociologia poderia formular “leis” universais e eternas da organização social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A natureza e as origens da sociologia Turner
  • A Natureza E As Origens Da Sociologia 1
  • Resumo do texto “a natureza e as origens da sociologia”
  • Fichamento Do Texto A Natureza Sociol Gica Da Sociologia
  • fichamento de antropologia da natureza a natureza
  • as naturezas da sociologia
  • A origem da sociologia
  • Origem da Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!