Fichamento A Abrangencia da Antropologia

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CURSO DE MEDICINA
DISCIPLINA: ELEM DE ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSORA: JUNIA NAPOLEÃO
ALUNA: GABRIELA MEIRELES LINHARES DE ARAÚJO
DATA: 23/03/2015

GOMES, Mércio Pereira. Antropologia: ciência do homem: filosofia da cultura. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 11 a 31.

A ABRANGÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
Antropologia é uma palavra [...] que chama atenção pelos doissubstantivos que a compõem [...]: antrophos = homem; logos = estudo, e também “razão”, “lógica”. (p. 11)
Para surgir a Antropologia – cuja característica mais essencial é mirar o Outro como um possível igual a si mesmo – seria preciso um tempo de dúvidas e ao mesmo tempo de abertura ao reconhecimento do valor próprio de outras culturas. (p.11)
O pensar antropológico, o pensar sobre o aparenteparadoxo de o homem ser um só [...] e ao mesmo tempo ser múltiplo em suas expressões coletivas, a cultura; [...] sobre as potencialidades reais e recônditas de cada cultura – é fruto [...] do Iluminismo. (p.12)
[...] a Antropologia é um modo de pensar a variedade do homem, outras culturas, o Outro, num mesmo patamar em que se coloca a cultura de onde surge esse pensar, a cultura europeia, isto é, oMesmo. (p. 12)
[...] é preciso [...] criar-se a capacidade de sair ou tomar distancia de sua própria cultura, [...] para daí penetrar e entender outras culturas pelos valores dessas outras culturas, não de sua própria. (p. 12)
ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA
Como “ciência do homem”, a Antropologia toma o homem [...] no sentido integral de homem e mulher, [...] mas também de espécie da natureza e de ser dacultura e da razão, como um objeto de estudo. (p.13)
É nesse sentido que a Antropologia se coloca como uma ciência lado a lado com a Sociologia, a Politicologia, a Economia, a Psicologia [...] – todas agrupadas pelo termo “ciências humanas” ou “ciências sociais”. (p. 13)
[...] ela busca tratar da questão básica da natureza do homem, de sua condição fundamental de ser uma espécie biológica [...] (p.15)
[...] essa ciência visa ao homem como ser de cultura, um modo de ser para além dos condicionamentos da natureza, para o que se subentende uma inteligência capaz de encarar o mundo através de convenções simbólicas [...] (p. 15)
Num sentido metafísico, cultura é uma espécie de “segunda natureza” do homem, [...] uma quantidade de filtro ou lente que permite ao homem formar noções sobre si mesmo esobre o mundo e, ao mesmo tempo, agir. (p. 15)
Num sentido empírico, cultura é tudo que o homem faz parcialmente consciente e parcialmente inconsciente, além daquilo que sua natureza biológica o permite fazer. (p. 15)
A Antropologia como ciência se apresenta [...] em quatro subdisciplinas: Antropologia Física ou Biológica, Arqueologia, Linguística, e Antropologia Cultural ou Social. (p. 15)ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA
Para a Antropologia Biológica, o homem é visto e definido como um ser da natureza que evoluiu fisicamente até chegar [...] a condição atual, desde então praticamente sem mudanças essenciais [...] (p. 17)
[...] o homem se tornou um ser especial por ter adquirido aquilo que de modo geral se chama cultura. [...] capacidade de comunicação por um sofisticado sistema linguístico, afabricação e utilização de ferramentas [...] (p. 17)
Os antropólogos biólogos se preocupam com os aspectos fisiológicos da evolução do homem, mas não podem deixar de reconhecer que os aspectos culturais [...] ajudaram na evolução biológica. (p. 17)
Importa saber como o homem evoluiu fisicamente, por quais motivos e influências, sob quais condições. Importa saber [...] seu trajeto de evolução e comose espalhou e se adaptou por todo o globo. (p. 17)
O quanto que o homem faz vem diretamente de seus instintos de animal e o quanto deriva de comportamentos adquiridos no curso de sua evolução biológica ou das transformações culturais. (p. 17)
ARQUEOLOGIA
[...] os arqueólogos se dedicam ao estudo tanto de remanescentes ósseos que podem elucidar na compreensão da escalada evolutiva do homem, quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abrangencia da antropologia
  • A abrangência da antropologia
  • Abrangência da antropologia
  • A ABRANGENCIA DA ANTROPOLOGIA
  • A Abrangência da Antropologia
  • abrangencia a antropologia médica
  • Resumo do texto de Antropologia A Abrangência da antropologia
  • Resenha do texto "Abrangencia da antropologia"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!