Fichamento Virtullo

384 palavras 2 páginas
VITULLO, Gabriel. “Representação política e democracia representativa são expressões inseparáveis? Elementos para uma teoria democrática pós-representativa e pós-liberal”. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 2, 2009, p. 271-288. (seleção).

O texto do autor Gabriel Vitullo inicialmente discorre sobre a expressão “democracia representativa liberal”, a junção das palavras, democracia representativa e liberal, que carregam em si ideologias distintas e que foi aceita muito recentemente na teoria política. (P.272)
Virtullo passa então a falar sobre cada termo na expressão, começando pelo liberalismo, contrário a democracia e que ele define como um “movimento político e social que exibe uma face progressista” (VIRTULLO,2009, p.272) Em seguida diferencia-se democracia e república com o auxílio da obra O federalista onde, a primeira gera desordem e a segunda é caracterizada como um regime com ampla representação política. (P.273) Autores como James Madison, Benjamin Constant e Tocqueville compartilham da mesma ideia de que deve haver uma distinção entre aqueles que devem ter o direito ao sufrágio e aqueles que não possuem competência suficiente para usufruir desse direito, impondo, deste modo, um limite à igualdade.(P.278)
Outros autores como Enrique Dussel, Leonardo Avritzer e Boaventura possuem uma mesma linha de pensamento que afirma haver uma necessidade de articular democracia representativa e democracia participativa. (P.280) Já Carlos Nelson Coutinho acredita que é necessária uma integração entre democracia representativa e democracia direta (P.281) Ao analisar citações deste, percebe-se o quanto pode ser prejudicial a semelhança entre representação política e democracia representativa visto que, não se pode afirmar se o que é de fato patrimônio do liberalismo.(P.283) Outros importantes pensadores são citados, em defesa do avanço da democracia resultada de uma combinação de características da democracia representativa e da democracia participativa

Relacionados