Fichamento - Povos Kampo - MELATTI

5544 palavras 23 páginas
MELATTI, Julio Cezar. Nominadores e Genitores um Aspecto do Dualismo Crao. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

O presente artigo tem por objetivo oferecer uma interpretação da maneira de transmitir os nomes pessoais entre os índios craôs e do complexo de ideias que mantêm a respeito da procriação, usando como recurso explanativo a oposição entre esses dois elementos. :1.

tão diversas como a transmissão de nomes pessoais, de um lado, e certas restrições, sobretudo alimentares e sexuais, características das relações entre os genitores e seus filhos, de outro : 1.

Os índios craôs formam um grupo tribal que habita o norte do Estado de Goiás. Estão incluídos entre os timbiras e falam língua da família jê. Nos anos de 1962 e 1963 eram em número de 519 indivíduos, distribuídos em cinco aldeias de estilo tradicional :1.

Se considerarmos como de organização dualista apenas aquelas sociedades divididas em duas seções matrimoniais, os craôs não poderiam ser considerados como membros de uma delas, uma vez que não têm como regra o casamento de primos cruzados e, de seus diversos pares de metades, nenhum deles tem a função de regulamentar o matrimônio :1.

De fato, a sociedade craô se caracteriza, em primeiro lugar, pela presença de vários pares de metades, cujos critérios de filiação dos membros são bastante variáveis :2.

Cada indivíduo, qualquer que seja seu sexo, pertence a uma ou outra dessas metades. conforme o nome pessoal de que seja portador. Uma série de símbolos está ligada a essas metades. À primeira se ligam o dia, a estação seca, o oriente, o pátio da aldeia, as palhas para enfeite de cor clara. as listras verticais da pintura de corpo, o periquito etc :2.

À segunda, a noite, a estação chuvosa, o ocidente, a periferia da aldeia, as palhas para enfeite de cor escura, as listras horizontais da pintura de corpo, a sucuriju etc :2.

Os craôs chegam mesmo a classificar os vegetais e os animais como pertencentes a uma ou outra dessas

Relacionados