IDEIAS NORTEADORAS

456 palavras 2 páginas
Ideias Norteadoras
O currículo a ser trabalhado com alunos da 4° serie se apresenta da seguinte forma:
Nível exploratório: relações sociais
Nível específico: tempo
Nível de ampliação: natureza, cultura e espaço. O eixo do trabalho a ser desenvolvido é o conceito de tempo histórico. È preciso desenvolver nos alunos um pensamento histórico , que é a compreensão do tempo histórico com duração simultânea do conjunto de usos e costumes criados por um grupo de homens de determinado lugar para garantir a sobrevivência, práticas que podem ser alteradas ao longo dos anos conforme a necessidade do grupo.
Os objetivos a serem alcançados no decorrer da 4º serie são:
Construção da linha do tempo da História do Brasil
Compreensão da cultura indígena
Compreensão da cultura do branco colonizador
Compreensão da cultura negra no Brasil

Para que haja a apreensão de que a simultaneidade de usos e costumes inter-relacionados formam um conjunto histórico, é necessário a criação de condições externas de aprendizagem. Fator muito importante para que aconteça esta apreensão é a retomada do trabalho já iniciado na 3° serie, dando a ideia de continuidade e não de ruptura.

O 1° Semestre: Conceitos Específicos e em Nível de Ampliação

Representação temporal da história do Brasil O trabalho no nível específico da serie deve ser focado no tempo da História do Brasil. Em todas as series já se comentou sobre o aniversário do Brasil, então o professor pode começar questionando “quantos anos tem o Brasil ? “, pode ser que eles já saibam a resposta, caso contrario o professor deve fornecer a data e pedir para que façam a conta. Para representação da Historia do Brasil pode-se usar uma linha do tempo, explicando aos alunos como podemos apresentar esta linha. Em anos? Qual o tamanho desta linha?
Se em séculos (conjunto de cem anos) deve ficar claro: a duração de um século, data de inicio e fim de cada século, e a utilização de algarismos romanos para

Relacionados