fichamento matsuo myrian

1223 palavras 5 páginas
FICHAMENTO: Matsuo, Myrian. DESEMPREGO E TRABALHO INFORMAL: DESIGUALDADES SOCIAIS.

-“O objetivo principal deste estudo é analisar a articulação do trabalho informal e sua importância no modo de produção capitalista.” (p.1)
-Além de tentar entender as relações sociais do trab. Informal e suas influências no contexto brasileiro, também pretende: “1) analisar os relacionamentos sociais nos processos de inserção e permanência no mercado de trabalho informal e (2) perceber as formas de exploração, dominação e precarização do trabalho e suas conseqüências sobre as condições de saúde, trabalho e vida dos trabalhadores.” (p.1)
-“O tema da informalidade costuma estar relacionado, principalmente, com as questões do desemprego; da precarização no trabalho; da flexibilização; da reestruturação produtiva; das políticas públicas de emprego e renda; da qualificação profissional; de gênero; do trabalho infantil; do trabalho familiar; da inserção dos deficientes físicos no trabalho; da ocupação do espaço urbano; da previdência social, da saúde e segurança no trabalho entre outros aspectos” (p.1)
-A pesquisa da autora pretende focar na questão do trab. Informal tradicional, ou seja, “velha informalidade”. “Estes trabalhadores, que costumam possuir menor escolaridade e menor qualificação, recebem salários baixos e estão mais expostos às condições precárias de trabalho”(p.2)
-O desempregado não é necessariamente um desocupado, estes procurando fazer bicos (p.2). Uma vez que as perspectivas de emprego são muito baixas além do longo tempo de duração.
-“Programa de Economia Solidária (MTE, 2005) tem um importante papel para a organização destes trabalhadores.” (p.2)E outras politicas publicas podem ser importantes no sentido de , porem são questionáveis e de abrangência limitada.
-“nos indagamos sobre a possibilidade de existência de um Estado que proteja a todos ou, em particular, sobre o modelo econômico capitalista (CHESNAIS, 1996) como a principal causa da existência das

Relacionados