Fichamento Kodad Izadora Azevedo Ribeiro

450 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MARKETING

Fichamento de Estudo de Caso

Izadora Azevedo Ribeiro

Trabalho da disciplina Gestão de Vendas e Varejo, Tutor: Profª. Maria Cecilia Trannin

Salvador - BA
2015

A Estman Kodak Company: o filme Funtime

REFERÊNCIA:
DOLAN, Robert J. A Estman Kodak Company: o filme Funtime. Revista Harvard Business School, caso 510-P3, 08 de maio de 1995.

O case “A Estman Kodak Company: o filme Funtime”, de Robert J. Dolan aborda a nova estratégia da Kodak para os produtos da linha filmes. Em janeiro de 1994, o CEO da Kodak George Fisher se reuniu com analistas e investidores para divulgar a nova estratégia da empresa, pois mesmo a empresa ainda dominando o mercado, suas vendas havia caindo durante os últimos cinco anos. Uma das preocupações da Kodak era que as concorrentes Fuji e Konica crescia no mercado com suas versões mais baratas, e com essa nova visão a Kodak sugeriu a lançar uma nova marca do seu produto, a Funtime.
A Funtime seria a marca mais econômica da Kodak, com 20% abaixo do seu preço principal a Golden Plus, não se faria propaganda, seria vendido apenas duas vezes ao ano, em períodos de baixa venda, em quantidade limitada e em embalagens econômicas, nas velocidades ISO 100 e ISO 200 e estaria disponível em todo tipo de comercio.
A maior concorrente da Kodak era a Fuji Photo Film, que tinha suas vendas mundiais em torno de US$10 bilhões, metade da receita da Kodak, mas a luta pelo domínio fotográfico no mercado cresceu com os investimentos de marketing da Fuji e da sua crescente atenção dos consumidores quando a marca se tornou filme oficial das Olimpíadas de Los Angeles.
Um especialista do setor apontou que o crescimento dos ganhos da Fuji e da Polaroid (outra concorrente do setor) podia ser atribuído a habilidade de essas empresas manterem os preços contidos.
Segundo a pesquisa da revista “Discount Marchandizer” em 1991, metade das pessoas que

Relacionados