Fichamento -imaginação sociológica - cap ii - o artesanato intelectual - autor - wright mills, 2009

786 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA
ESTUDANTE: WALESKA FERNANDES DE OLIVIERA

FICHAMENTO: SOBRE O ARTESANATO INTELECTUAL E OUTROS ENSAIOS

MILLS, Wright. SOBRE O ARTESANATO INTELECTUAL IN: SOBRE O ARTESANATO INTELECTUAL E OUTROS ENSAIOS. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2009

Para Mills(2009) “a ciência social é a prática de um ofício” Um ofício, pois não há como separar “seu trabalho de suas vidas” (p.21).

O conhecimento é portanto “uma escolha tanto de um modo de vida quanto de uma carreira; quer saiba ou não. O trabalhador intelectual forma a si próprio a medida que trabalha para aperfeiçoamento de seu ofício.” (p.22)

Sobre a experiência de vida e sobre o artesanato intelectual

1. O bom trabalhador ou pesquisador deve ...

“aprender a usar sua experiência de vida em seu trabalho intelectual: examiná-lo e interpretá-lo continuamente. Neste sentido o artesanato intelectual é o centro de você mesmo e você está envolvido em cada produto intelectual em que possa trabalhar . Dizer que você pode “ter experiência” significa que seu passado influencia e afeta o seu presente e que ele define sua capacidade de experiência futura. (Op. Cit, 22)

Manter um diário de campo

Organizar um arquivo, o que é, suponho, a maneira de um sociólogo dizer: mantenha um diário […] a necessidade de reflexão sistemática em que o sociólogo se vê exige isso.

Importância das pequenas experiências

A razão por que valorizam suas menores experiências é que no curso de uma vida, o homem moderno tem tão pouca experiência pessoal, e não obstante a experiência e tão importante como fonte de trabalho intelectual original. Ser capaz de confiar na própria experiência, sendo ao mesmo tempo cético em relação a ela é, acredito, uma marca de um trabalhador madura. (Op.cit. 23)

O autor também evidencia é a necessidade que os cientistas sociais tem de escrever sobre os

Relacionados

  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas