fichamento galbraith cap 1

Páginas: 10 (2467 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
O capítulo 1 tem início com um breve texto seguido da apresentação das 5 seções que serão analisadas.
• O Projeto da Organização,
• A Organização Reconfigurável,
• A Escolha do Momento de Reestruturar,
• O Processo do Projeto,
• Em Defesa de um Processo Participativo.
Nesse texto, o escritor menciona que cabe ao líder (no caso o leitor) dar forma à sua organização, que deve ser sempreprojetada de cima para baixo, uma vez que os as pessoas da linha de frente não têm a amplitude de perspectiva necessária para avaliar o que é bom ou ruim para a organização, ainda que elas devam se envolver no processo de projeto.
Após ler o capítulo, espera-se que o leitor tenha noções quanto às variáveis de projetos de organizações, reestruturações, importância da equipe, liderança e colaboraçãodas demais partes da organização.

A estrutura baseia-se em uma proposta de modelo, tendo caráter prescritivo.










O Projeto da Organização

É definido como o processo planejado de configuração de estruturas, processos, sistemas de recompensa, práticas e políticas de pessoas voltados para criação de uma organização eficiente, capaz de realizar sua estratégia corporativa.Assim, o autor apresenta o “modelo estrela”, no qual há uma relação de 5 principais componentes do projeto de uma organização, fazendo uma consideração holística (compreensão da realidade em totalidades integradas onde cada elemento de um campo considerado reflete e contém todas as dimensões do campo – Dicionário Michaelis).
A seguir, descreverei as 5 pontas (componentes) da estrela, que ajudarão acompreender o projeto.
Estratégia: define a direção da organização, representa visão, missão e metas da empresa. Define também produtos e mercados desejados e não-desejados e como obter vantagens para se destacar em meio às demais empresas. É de extrema importância: “sem conhecer os objetivos, é impossível fazer escolhas racionais pelo caminho”.
Estrutura: determina onde o poder a autoridadeformais ficam, incluindo seus componentes organizacionais, seus relacionamentos e a hierarquia. É portanto, o que costumamos ver em organogramas corporativos típicos. No projeto estrutural, há níveis nos quais pessoas serão agrupadas. Normalmente, os departamentos são formados, e depois, é planejada a hierarquia entre eles. Desse modo, o papel de cada departamento e sua interação com os demais éfundamental. O autor faz, por fim, uma interessante metáfora com o corpo humano, onde a estrutura seria o esqueleto, pois ela define a forma e a armação do corpo (empresa), ao redor da qual o resto se organiza.
Os processos e a competência lateral: independentemente da eficiência, podem surgir barreiras entre as partes no que diz respeito a colaboração, que atrapalham bastante a troca de informaçõese a tomada de decisões. Essa barreira pode ser superada com projetos de competências laterais, como redes interpessoais tecnológicas, relacionamento de equipes e outros. Seguindo o raciocínio da metáfora, a organização lateral seria o sangue, linfa e nervos, uma vez que é responsável pela transmissão de conhecimento e recursos a quem os necessita. Essas redes podem ser formais ou informais epodem ser atualizadas constantemente ou manter-se por muitos anos, mas o mais importante é que elas podem unir pessoas certas para resolver problemas, independentemente de suas posições na estrutura.
Sistemas de Recompensa: são fundamentais para alinhar o desempenho individual ao objetivo da organização, garantindo sucesso de todos os componentes do projeto.
Sistema de Pessoas: representa aspráticas do RH (Recursos Humanos), gerando competência organizacional a partir de diversas habilidade individuais. Para cada estratégia, os funcionários mais talentosos naqueles quesitos são selecionados, visando o alto nível de desempenho. Logo, assim como no corpo humano, caso algum componente não esteja funcionando em harmonia com os demais, o resultado será abaixo do ideal.
A figura 1-2 da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Cap 1 Porter
  • FICHAMENTO CAP 1 E 2
  • Fichamento: tratado de sociologia
  • Engenharia e ambiente, fichamento cap 1
  • Fichamento damatta cap. 1 a 7
  • Lógica Informal Fichamento Cap. 1
  • o outro Nordeste. fichamento Cap. 1
  • Fichamento Gombrich

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!