fichamento fabel

839 palavras 4 páginas
FACULDADE DE BELÉM – FABEL
CURSO DE DIREITO

FELLIPE CORREA SILVA

metodologia do trabalho ciêntifico
FICHAMENTO
DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA

Belém
2013

FACULDADE DE BELÉM – FABEL
CURSO DE DIREITO

FELLIPE CORREA SILVA

metodologia do trabalho ciêntifico
FICHAMENTO:
DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA.

Fichamento, apresentado ao Curso de Direito da Faculdade de Belém – FABEL, como Trabalho do 2º NPC em Metodologia Do Trabalho Científico, Profª. Clara

Belém
2013
Democracia, Ética e Cidadania.
FERREIRA, A.B. Democracia, Ética e Cidadania. UVA (Universidade Vale do Acaraú),Belém,2005.Disponívelem:URL. Acessado em: 14 de outubro de 2013.

Democracia, ética e cidadania são palavras que fazem parte do nosso cotidiano, porém tantas vezes acabam soando de forma banal, ocultando assim os reais valores e significados que tem no cotidiano de uma sociedade.

Para Ferreira (2005), o momento histórico atual revela a profunda necessidade da construção e disseminação de valores pessoais voltados para o interesse e o beneficio da sociedade, pois é certo que o estado democrático anseia por um convívio social pautado na justiça, na igualdade de oportunidades, na liberdade e no respeito às diferenças, enfim, em principios éticos, que são requisitos essenciais para a concretização da sociedade cidadã.

Contudo, faz-se necessário relembrar que, ao longo da história, nosso país teve seu progresso marcado pela dominação de determinados grupos sociais em detrimento de outros , que acabaram por culminar em exclusão social de uma camada da população, e estas desigualdades sociais têm servido de barreiras no processo de democratização até hoje.

Embora a democracia esteja onipresente no mundo hoje, entende-se que uma das principais funções é proteger os direitos humanos fundamentais como: Liberdade de expressão, além das oportunidades de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e

Relacionados

  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
    798 palavras | 4 páginas
  • Fichamento: Referência Bibliográfica do Fichamento: SOUZA, Franco Aurélio Brito de. Uma breve abordagem sobre a relação entre Estado, Direito e Política.
    1433 palavras | 6 páginas